YOGA PARA O SISTEMA IMUNITÁRIO
POR CRISTINA COELHO
Nesta fase que estamos a viver de Pandemia Mundial onde nos é pedido para lidar diariamente com um vírus, torna-se importante reforçar o nosso sistema imunitário. Se o desporto é recomendado para esse efeito, a prática de Yoga é particularmente conhecida por fortalecer o sistema imunitário de forma estável. Existem vários estudos que apontam que o Yoga permite reduzir as reações inflamatórias do sistema imunológico, que são causadores de problemas crónicos.
O que é o Sistema Imunitário?
O sistema imunitário é o sistema de defesa do corpo humano contra doenças. É sobre o potencial do corpo em se defender de substâncias que ameaçam sua saúde e sobrevivência. Um sistema imunitário saudável terá maior probabilidade de combater adequadamente infeções (bactérias, fungos, vírus, parasitas), cancro e a presença de um corpo estranho.
No entanto, seu estilo de vida influencia sua saúde e a de seu sistema imunitário. De facto, inúmeros dados de estudos epidemiológicos indicam que dieta, fumo, sono, atividade física, grau de stress, qualidade das relações humanas e ambiente de vida influenciam a qualidade da resposta imune.
Para apoiar o seu sistema imunitário, o primeiro passo essencial é adotar um estilo de vida saudável:
- Uma alimentação saudável e equilibrada;
- Reduzir o consumo de álcool e tabaco;
- Ter um sono reparador;
- Praticar Yoga diariamente.
Os benefícios do Yoga são numerosos: fortalecimento muscular, redução do stress, melhoria do sono e aumento da flexibilidade. Além disso, essa disciplina fortalece suas defesas imunológicas.
Como?
O Yoga ajuda a combater o Stress
É sabido que o stress provoca um enfraquecimento do sistema imunitário, isto porque liberta determinadas hormonas no sangue que vão provocar essa fraqueza temporária das defesas.
As técnicas de respiração e a meditação na prática de Yoga são conhecidas para reduzir esse stress e permitir assim um fortalecimento de todo o sistema imunitário.
O Yoga melhora a circulação sanguínea
Uma das técnicas principais da prática do Yoga é o Pranayama (técnicas de respiração). Os exercícios de pranayama reduzem a pressão arterial e oxigenam melhor as células, o que as ajudará a se livrar das toxinas que as obstruem. Tudo isso será benéfico para ficar em forma e manter o sistema imunológico alerta.
Estimulação da Tiroide
Através de algumas Asanas (Posturas de Yoga), o praticante poderá estimular certas partes do corpo que são essenciais na luta contra germes e vírus.
As posturas por exemplo do camelo e cobra permitirão que estimule a glândula tireoide, localizada na garganta, o que impulsionará o seu sistema imunológico.
As posturas por exemplo do camelo e cobra permitirão que estimule a glândula tireoide, localizada na garganta, o que impulsionará o seu sistema imunológico.
Yoga é uma atividade imuno-estimulante
Tal como o desporto, o Yoga é uma atividade que permite um aumento do nível de glóbulos brancos no sangue e a síntese de uma proteína essencial para a imunidade, chamada Interferon.
Isto aplica-se caso a prática seja moderada. Ou seja, é necessário praticar frequentemente sem fazer muito, porque exercícios muito intensos e longos podem ter o efeito oposto. De acordo com vários estudos, podemos reduzir o risco de infeções respiratórias em cerca de 40% praticando um pouco todos os dias.
Por todas essas razões e mais algumas, está no momento certo para começar a sua prática de Yoga.
Namastê