QUAL O PILATES EM QUE ME DEVO ESPECIALIZAR?
POR FERNANDA MARCUN
Nunca se falou tanto sobre a prática do Pilates nos últimos anos. Médicos, Osteopatas, Fisioterapeutas, Profissionais do Desporto e até mesmo os próprios praticantes aconselham a rotina de exercícios para a melhoria da qualidade de vida de modo geral. Além disso também se nota que a procura por essa capacitação profissional aumentou consideravelmente com o objetivo de oferecer serviços mais diferenciados e especializados aos clientes.
Contudo, observamos uma crescente discussão sobre que “tipo” de Pilates deve ser praticado para que os resultados sejam obtidos com sucesso. Ouvimos que apenas o método intitulado como “Autêntico” deve ser considerado o mais apropriado; outros apoiam que o “Pilates clínico” aplicado por fisioterapeutas é o que tem de mais seguro para optar e outros defendem que o Pilates praticado no chão, seja nos ginásios ou nas suas casas são suficientes para obter os benefícios além de ter menor custo.
Pois bem, acredito que antes de decidir que “tipo de Pilates” você se deve especializar ou procurar como praticante, é importante procurar compreender melhor porque e para que o Método foi criado, ou seja, é preciso compreender e refletir qual foi a grande proposta do Sr. Joseph Pilates ao propagar o seu trabalho ao longo de tantos anos.
O Pilates é um método diferenciado das outras modalidades fitness. Ele possui uma proposta de exercícios que tem como objetivo integrar por meio dos movimentos, o físico, o emocional e o mental dando ao Homem a possibilidade de se reconectar consigo mesmo através do seu próprio conhecimento. Como estudiosa da metodologia, vejo uma relação muito íntima com as artes marciais, que possuem a sua própria organização de técnicas, encaixadas num sistema coerente de ensino com a finalidade de levar o praticante ao desenvolvimento físico, moral e espiritual, logo, por esse caminho devemos relacionar o ensinamento do método Pilates.
Costumo recomendar aos meus alunos, sejam eles os futuros instrutores bem como os praticantes, que iniciem a sua jornada com a leitura da obra do criador. Joseph Pilates escreveu dois livros publicados – A sua 1ª obra intitulada “Your Health” (1934) aborda a saúde e a qualidade de vida e como a atividade física tem papel importante na prevenção e na cura das doenças. No segundo livro de Pilates “Return to life Through Contrology” (1945) , relata sobre o desenvolvimento da filosofia denominada como Contrologia (nome originalmente dado por Pilates ao seu sistema de exercícios) e apresenta uma lista de exercícios para adquirir uma boa forma física.
Após essa leitura, acredito que ambos os interessados no Método poderão refletir sobre a sua proposta e compreender como ele pensava e como foi influenciado na sua época para a criação do seu método. Após adquirir maturidade e entendimento sobre essa filosofia de trabalho, cada profissional dentro da sua área principal de atuação, saberá com destreza e sabedoria direcionar os seus atendimentos sem permitir que o significado e valores da metodologia do Sr. Pilates sejam esquecidos.
Como Colaboradora da Escola de Pilates Promofitness, coloco me à disposição para ajuda-los nessa jornada! Contem comigo!
Autora:
FERNANDA MARCUN
PROMOFITNESS- Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Nove de Julho – São Paulo/Brasil;
- Pós-Graduação em Biomecânica, Avaliação Física e Prescrição de Treino pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em São Paulo/ Brasil;
- Especialista do método de Pilates no Brasil e uma referência a nível Internacional;
- Certificação em Pilates pela Associação Brasileira de Pilates;
- Formação de Mat Pilates pela Fitness Mais e pela Stott Pilates;
- Certificação no Autêntico Pilates – Inelia Garcia, Brasil;
- Coordenou durante 12 anos o Studio Fit Pilates no Brasil e hoje auxilia novos instrutores a iniciar seus projetos na área do Pilates;
- Atualmente participa em diversas palestras, cursos e workshops de Pilates.