O PILATES PARA AS CRIANÇAS
POR CRISTINA COELHO
Em 1934, Joseph Pilates no seu livro “Your Health”, dedicou um capítulo inteiro às crianças.
Intitulado “First Educate the Child!”, defendia já naquela época a importância de a criança aprender os princípios do equilíbrio do corpo e da mente.
“É mais importante criar bons hábitos desde cedo, do que tentar corrigir mais tarde os maus hábitos adquiridos em criança.”
Referiu nesse capítulo a falta de conhecimento na prática do exercício físico na escola e como a importância do conhecimento e consciência é essencial para uma prática correta, focando a Respiração Correta.
“Os exercícios respiratórios corretos sob o domínio do controle mental, sem dúvida, alcançariam mais a prevenção da tuberculose, além de alcançar e manter os padrões máximos de saúde do que todos os outros remédios combinados.”
Passado 86 anos, nunca Joseph Pilates teve tão certo e tão atual. Os fatores que afetam a saúde dos jovens hoje inatividade física, devido ao aumento do comportamento sedentário num mundo de telemóveis, tablets, jogos de computador.
Além disso, vemos comportamentos alimentares pouco saudáveis em geral, como grandes porções de alimentos com pouco valor nutricional e uma alta percentagem de ambientes escolares que permitem a compra de alimentos e bebidas não saudáveis (doces, lanches com alto teor de gordura, refrigerantes, e bebidas desportivas).
Estes fatores contribuem para colocar os nossos jovens em risco de se tornarem a primeira geração a ter uma vida útil mais curta do que a geração anterior.
Está provado que a atividade física na infância e adolescência pode exercer efeitos positivos diretos e indiretos na saúde do adulto (Dumith, S. C. et al., 2012. A longitudinal evaluation of physical activity in Brazilian adolescents: tracking, change and predictors). Há fortes evidências de marcadores físicos positivos em jovens relacionados à atividade física regular. Estes são mostrados na composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e muscular, saúde óssea e saúde metabólica. Acima e além dos marcadores físicos, os dados cognitivos mostram que a atividade física em jovens está constantemente relacionada a níveis mais altos de auto-estima e níveis mais baixos de ansiedade e stress. Também é relevante referir que os jovens que participam de uma variedade de atividades físicas desenvolvem melhores habilidades cognitivas e motoras e aumentam a sua autoconfiança e auto-eficácia.
Pesquisas sugerem que os rapazes geralmente têm uma maior probabilidade de aumentar a atividade física a partir do ensino médio, enquanto as raparigas tendem a diminuir ou interromper seu envolvimento na atividade física no momento. Essas mudanças nos padrões de exercício ocorrem durante a transição do ensino básico para o ensino médio. É nesta fase, dos 9 aos 13 anos, que definimos como a “Janela Mágica”.
O conceito Janela Mágica foi concebido por Dawn-Marie Ickes para os pilotos do programa Pilates nas Escolas da PMA e denota a faixa etária ideal para a introdução de uma modalidade de exercício como o Pilates. A Janela Mágica ocorre logo antes do crescimento esquelético e muscular que ocorre na puberdade, quando os jovens nessa faixa etária estão no auge do desenvolvimento neurológico. Aprender o movimento eficaz e funcional durante esses anos de desenvolvimento neurológico pode promover uma melhoria na “perceção” das habilidades físicas (Marcus, B. H., Forsyth, L. H., 2003. Motivating people to be physically active. Champaign, IL: Human Kinetics). Quando damos prioridade às experiências de conexão mente-corpo dos jovens, estamos a prepará-los para o sucesso.
Pilates afirmou que “a civilização prejudica a aptidão física”. Ele criou seu método para “desenvolver o corpo uniformemente, corrigir posturas erradas, restaurar a vitalidade física, revigorar a mente e elevar o espírito”.
Autora:
CRISTINA COELHO
PROMOFITNESS- Especialização em Osteopatia Desportiva, Visceral e Craniana na ESTeSL em Lisboa;
- Osteopatia Pediatrica, Ginecologica e Gestacional, pela Associazione Italiana per la Divulgazione dela Cultura Osteopatica;
- Formação Profissional de Curso de Osteopatia no Instituto de Técnicas de Saúde – Lisboa;
- Pilates Kids – Metodologia Pilates na Escola com Paula Leão do Pilates na Escola (Brasil);
- Osteopata e Professora de Pilates na TVI e PLURAL;
- Instrutora de Pilates e Yoga;
- Instrutora de Flyfit (Aeropilates e aeroyoga);
- Técnica de Massagem Terapêutica e Desportiva /Ayurverdica / Pedras Quentes /Indian Head Massage.