HIDRO INSTRUCTOR L2
Com a inscrição no curso de nível II de Hidroginástica o instrutor demonstra claramente que deseja sair da sua zona de conforto, mostrando ambição e vontade de ser melhor. Nesta formação serão apresentados conteúdos específicos de forma a aumentar a capacidade e conhecimento dos nossos formandos perante os seus alunos:
- Efetuaremos uma análise cinesiológica, onde iremos analisar os movimentos aquáticos mais eficientes e seguros, focalizando os grupos musculares utilizados em cada exercício e as execuções corretas.
- Abordaremos o cueing / interação, é a forma de interagir com os nossos alunos, como transmitimos, não só na execução técnica, mas também na relação que conseguimos manter com os alunos, no envolvimento deles na aula.
- A realização de aulas em circuito, em grupo, são outras formas de elaboração de aulas. Vamos analisar que tipos de circuitos poderemos fazer nas nossas aulas e como os executar.
- Analisaremos os diversos materiais existentes na nossa piscina e como usa-los corretamente. São recursos importantes que geram trabalho eficiente, global e intenso. Cada equipamento possibilita a exploração da sua particularidade. Abordaremos o trabalho em água funda (deep water), onde o aluno não tem qualquer contato com o chão.
- Como nas nossas aulas as turmas são muito heterogenias, devemos saber indicar alternativas para populações “especiais”, como é o caso de atletas, seniores, grávidas, ou mesmo se lecionamos a esses grupos “especiais” saber o que fazer numa aula desse tipo.
- Tendo como principio que a prática e o treino de qualquer atividade é uma das formas mais objetivas de adquirir mecanismos de ensino e conteúdos didáticos, proporcionamos aos nossos formandos uma experiência prática com vivências técnicas efetivas e extremamente importantes para o seu processo de ensino/aprendizagem.
O que inclui a inscrição?
- 30 Horas de Formação;
- Material de Apoio ao Curso;
- Certificado de Formação Profissional;
- Seguro de Acidentes Pessoais em Vigor durante a Formação;
- 6 Unidades de Crédito para renovação do TPTD (Título Profissional de Treinador Desportivo)
- 6 Unidades de Crédito para renovação do TPTEF (Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico) e do TPDT (Título Profissional de Director/a Técnico/a)
INFORMAÇÕES
clique na opção pretendida
ESTRUTURA PEDAGÓGICA
HIDRO INSTRUCTOR L2
1. Análise Cinesiológica dos Movimentos 1.1. Noções de Biomecânica Aplicada 1.2. Trabalho Físico e Fisiológico |
2. Materiais Aquáticos 2.1. Equipamento Flutuador ou misto 2.2. Equipamento Pesado 2.3. Equipamento de Arrasto 2.4. Equipamento de Borracha 2.5. Equipamento Assistente |
3. Deep Water (Água Profunda)
3.1. Qualificação dos alunos 3.2. Controlo do Ambiente 3.3. Opções de Equipamentos para Águas Profundas 3.4.Técnica e Linhamento em Águas Profundas 3.5. Mecanismos Corporais 3.6. Programas de Liderança em Águas Profundas |
4. Hidroginástica para idosos 4.1. Caraterizando o envelhecimento e seus efeitos no indivíduo 4.2. Benefícios da Hidroginástica para idosos |
5. Treino do Core Abdominal 5.1. Objetivos 5.2. Ideia fundamental do Aqua core training 5.3. Objetivos do trabalho do core abdominal e suas aplicações 5.4. Adaptações biomecânicas em função do treino do core 5.5. Treino do core na água 5.6. Efeitos do trabalho do core na natação 5.7. Efeitos do trabalho do core para desportistas das modalidades coletivas |
6. Hidroginástica para gestantes 6.1. Conceitos, importância e efeitos na gravidez. 6.2. Importância da hidroginástica para gestantes 6.3. Alterações corporais na mulher gestante 6.4. Indicações importantes para a prática da hidroginástica em gestantes |
DESTINATÁRIOS
O presente curso tem como destinatários quem tenha concluído o Curso de Hidro Instructor L1 da Promofitness. Ainda poderão inscrever-se todos aqueles que possuam experiência comprovada em Hidroginástica, onde serão alvo de análise curricular.
AVALIAÇÃO E OBJETIVOS
MODELO DE AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e realizada ao longo das aulas pelo docente da formação, tendo em conta critérios pré definidos pela Promofitness: Interesse e Participação; Pontualidade; Assiduidade; Avaliação do Formador.
OBJETIVOS
- Reconhecer e aplicar as vantagens do treino em meio aquático através de metodologias próprias com técnica e profissionalismo
- Adquirir conhecimento de biomecânica de forma a proporcionar uma aula mais eficaz e segura, no que diz respeito à execução
- Aperfeiçoar os processos de comunicação e de interação com os alunos
- Aplicar nas aulas de hidroginástica o trabalho com materiais de uma forma consciente e eficaz
- Intervir de forma adequada perante grupos “especiais”
SAÍDAS PROFISSIONAIS
A formação adquirida pelos formandos neste curso oferece-lhes um alargado conjunto de competências que permitem a participação em diversas áreas do mercado de trabalho, nomeadamente:
- Desenvolver a sua Atividade Profissional em clubes desportivos e em academias gímnicas;
- Desenvolver a sua Atividade Profissional em autarquias nos sectores correlacionados com o desporto, com o apoio à saúde e com a melhoria da qualidade de vida;
- Desenvolver a sua Atividade Profissional nos domínios particulares da prática das actividades físicas, realizadas por pessoas com necessidades educativas especiais;
- Desenvolver a sua Atividade Profissional em centros de recreação e de manutenção da condição física, no pressuposto de intervenção extensiva a domínios do turismo ocupacional.
Exemplos: Health clubs, Academias, Centros de Fitness, Clubes, Piscinas, Câmaras Municipais, Hotéis, Campos de férias, Praias, Parques de campismo, Entidades que prestam serviços na área da manutenção da condição física, entre outros.
Nota: Relembramos que para exercer a sua atividade profissional em Ginásios e Health Clubs obrigatoriamente terá que ser detentor do TPTEF (Título Profissional de Técnico de Exercício Físico)
PARCEIROS
PARCERIA PROMOFITNESS E DOUBLE SPLASH
UNIMOS ESFORÇOS EM TORNO DE UM ÚNICO OBJETIVO… QUALIDADE!
A Promofitness estabelece mais uma importante parceria desta feita com a Double Splash, empresa especializada em atividades aquáticas, fundada por dois dos mais conceituados e experientes instrutores portugueses do momento, João Regufe e Ricardo Maia.
Através desta parceria unem-se esforços em torno do mesmo objetivo, o de desenvolver um leque de formações específicas, diferenciadoras e com o carimbo de qualidade, elaboradas por uma equipa de profissionais qualificados e com mais de 15 anos de experiência, conhecedores do mercado do fitness aquático e das necessidades que o mesmo apresenta.
A Promofitness congratula-se pela parceria estabelecida e pelo regresso de dois profissionais, a uma casa, onde deram início ao seu percurso profissional.
Consulte todas as novidades e a nossa oferta formativa aquática.
DATAS E PREÇOS
clique na cidade para saber mais
PORTO
PORTO
Atenção: No ato de inscrição, somente é necessário o pagamento da taxa de inscrição (37 EUR). Após confirmação da sua inscrição e numa data mais próxima do início do curso deverá realizar o pagamento do curso.
PRAZO DE INSCRIÇÃO | 16/06/2022 |
INÍCIO | 25/06/2022 |
DURAÇÃO | 30 Horas (2 Fins de Semana seguidos - Sáb e Dom) |
UNIDADES DE CRÉDITO | 6 |
HORÁRIO | 9h-19h Horário de término poderá ser mais cedo |
Nota: Idade mínima 16 anos
PREÇOS
TAXA DE INSCRIÇÃO | 37 EUR |
VALOR DO CURSO | |
DESCONTOS ( Não Acumuláveis ) |
- 15% Ex Alunos da Promofitness - 10% para grupo de 3 pessoas - 10% Portadores do Cartão Jovem - 20% Habitantes de Madeira ou Açores (mediante comprovativo viagem para os dias da formação) - 20% Habitantes no Estrangeiro (mediante comprovativo viagem para os dias da formação) |
LOCAL
Matosinhos Sport
Rua Nova do Estádio, 244
4460 – 381 Senhora da Hora – Matosinhos
LISBOA
LISBOA
Atenção: No ato de inscrição, somente é necessário o pagamento da taxa de inscrição (37 EUR). Após confirmação da sua inscrição e numa data mais próxima do início do curso deverá realizar o pagamento do curso.
PRAZO DE INSCRIÇÃO | 02/06/2022 |
INÍCIO | 11/06/2022 |
DURAÇÃO | 30 Horas (2 Fins de Semana seguidos - Sáb e Dom) |
UNIDADES DE CRÉDITO | 6 |
HORÁRIO | 9h-19h Horário de término poderá ser mais cedo |
Nota: Idade mínima 16 anos
PREÇOS
TAXA DE INSCRIÇÃO | 37 EUR |
VALOR DO CURSO | |
DESCONTOS ( Não Acumuláveis ) |
- 15% Ex Alunos da Promofitness - 10% para grupo de 3 pessoas - 10% Portadores do Cartão Jovem - 20% Habitantes de Madeira ou Açores (mediante comprovativo viagem para os dias da formação) - 20% Habitantes no Estrangeiro (mediante comprovativo viagem para os dias da formação) |
LOCAL
Piscina de Santo António dos Cavaleiros
Parque Urbano,
2660-204 Santo António dos Cavaleiros
EQUIPA DE DOCENTES
Poderá ser lecionada por um ou mais formadores

RICARDO MAIA
PROMOFITNESS- Mestrado em Ensino da Educação física ISMAI;
- Licenciado em Educação física e desporto ISMAI;
- Diretor Técnico da Matosinhosport;
- Instrutor Internacional certificado pela Aquatic Exercise Association (AEA);
- Instrutor Certificado em Hidrobike;
- Presenter Nacional e Internacional em mais de 15 Países (Portugal, Espanha, Estónia, Ucrânia, Holanda, França, Itália, USA, Brasil, Lituânia, Rússia, UK, Japão, Finlândia, etc);
- Co-criador de vários Programas sobre Hidroginástica;
- Co-autor do livro de Hidroginástica “Ferramentas práticas para o instrutor”;
- Co-autor do livro de Hidroginástica “Mitos e verdades”Formador de Atividades Aquáticas desde 2005 pela Promofitness.
- Co-fundador da Double Splash;

JOÃO REGUFE
PROMOFITNESS- Chefe da Divisão de Piscinas na empresa Matosinhos Sport – Empresa Municipal de Desporto;
- Licenciado em Educação física;
- Instrutor Internacional certificado pela Aquatic Exercise Association (AEA);
- Presenter Nacional e Internacional de Aquafitness em 15 Países (Portugal, Espanha, Estónia, Polónia, Malásia, França, Itália, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil, Austrália, Rússia, UK, Japão, Uruguai);
- Presenter Nacional e Internacional de Gestão Desportiva;
- Autor do DVD educacional “AquaFitness Strategies”, Flórida US;
- Co-criador de vários Programas sobre Hidroginástica;
- Co-autor do livro de Hidroginástica “Ferramentas práticas para o instrutor”;
- Co-autor do livro de Hidroginástica “Mitos e verdades”;
- Autor do livro de Aquafitness “De Matosinhos para o Mundo”.
- Co-fundador da Double Splash;

SARA MONTEIRO
PROMOFITNESS- Club Manager Solinca Health Club;
- Pós-Graduação Club Manager Lusófona;
- Instrutora Internacional Certificada AEA;
- Instrutora Certificada Aquabike, Aquapilates, Aqua Pole, Aqua RX, Aqua BeatBuster;
- Licenciatura Educação Física ISMAI;
- Presenter Nacional e Internacional Hidroginástica.

TÂNIA MIRA
PROMOFITNESS- Doutoranda em Ciências do Desporto (UBI);
- Mestrado em Gestão do Desporto – Organizações Desportivas (FMH);
- Licenciatura em Treino Desportivo (ESDRM);
- Diretora Técnica do Departamento Técnico e Atividade Física (Fitness) – GesLoures;
- Coordenadora Técnica da Piscina Municipal de St.º António dos Cavaleiros – GesLoures;
- Orgão Social da associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN)
- Professora Convidada no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) na disciplina de Desportos Adaptados