DEPRESSÃO E PILATES
POR CRISTINA COELHO
A Depressão é uma doença que afeta a cabeça e o corpo. É neste momento um verdadeiro problema de saúde pública. Uma em cada cinco mulheres experimentará depressão durante a vida. Homens e mulheres não são iguais quando confrontados com a depressão por diversas razões sociais, culturais e biológicas.
Acrescentando o momento atual que estamos a atravessar de pandemia, as pessoas viram se confrontadas com quarentenas e confinamentos que geraram muito ansiedade, medo e incertezas.
De um ponto de vista químico, a depressão pode ser associada a uma diminuição de mediadores químicos tais como a serotonina, noradrenalina e dopamina.
Sedentarismo, mudanças de hábitos e rotinas na vida diária, falta de motivação para a prática de exercício físico em casa, levam a uma série de sintomas associados à depressão como diminuição da autoestima, pensamentos de morte ou suicídio.
Como o Pilates pode ajudar nestes casos?
A prática de exercícios físicos produz a libertação da endorfina, hormônio do bem-estar e felicidade. A libertação da endorfina é feita para a corrente sanguínea quando a pessoa faz uma atividade prazerosa, que desperta todos os seus sentidos atuando diretamente sobre o Sistema Nervoso Central.
Um estudo efetuado por Salvador Boix-Vilella e Eva León Zarceno (Burgos, Espanha 2018) sobre os Níveis de saúde nos praticantes de Pilates, revelou que a prática do Método Pilates de forma continua e regular traz benefícios psicológicos muito relevantes.
Temos princípios no Método Pilates como a Concentração e a Precisão que vão obrigar o praticante a estar atento aos exercícios tomando consciência do corpo.
Manter os alinhamentos, trabalhar a consciência corporal, obriga a pessoa a não estar a pensar em mais nada. Esta simples concentração aliada aos benefícios dos próprios exercícios, vão ter um efeito calmante no sistema nervoso, assim como uma sensação de energia renovada no corpo.
Quando uma pessoa que sofre de depressão começa a sentir pequenos momentos de bem-estar, vai querer continuar a praticar a atividade que lhe proporciona essa felicidade, mesmo que seja por pouco tempo numa fase inicial.
A prática regular aliada a um Instrutor motivante e que saiba olhar para a pessoa como um todo tendo em considerações os seus aspetos físicos e emocionais, terá com toda a certeza um efeito muito benéfico no combate a depressão.
Acredita-se que todos os indivíduos possuem potencial para desenvolver estratégias de combate perante as adversidades através da utilização de técnicas que facilitarão o aproveitamento dos processos mentais para lidar com a experiência dolorosa (PERISSINOTTI 2016).
Autora:

CRISTINA COELHO
PROMOFITNESS- Especialização em Osteopatia Desportiva, Visceral e Craniana na ESTeSL em Lisboa;
- Osteopatia Pediatrica, Ginecologica e Gestacional, pela Associazione Italiana per la Divulgazione dela Cultura Osteopatica;
- Formação Profissional de Curso de Osteopatia no Instituto de Técnicas de Saúde – Lisboa;
- Pilates Kids – Metodologia Pilates na Escola com Paula Leão do Pilates na Escola (Brasil);
- Osteopata na TVI e PLURAL;
- Instrutora de Pilates e Yoga;
- Instrutora de Flyfit (Aeropilates e aeroyoga);
- Técnica de Massagem Terapêutica e Desportiva /Ayurverdica / Pedras Quentes / Indian Head Massage;
- Certificação Completa Excelência em Coluna (Pilates e Funcional) pela Voll Pilates;
- Pilates para grávidas e Baby Pilates pela Voll Pilates;
- Pilates e funcional para Idosos pela Voll Pilates;
- Certificação Completa Excelência em Quadril (Pilates, Funcional, Taping) pela Voll Pilates.