Atividades de Grupo

W01

José Fandiño

Abdominais Hipopressivos e Técnicas Aplicadas

Neste workshop, aprenda a tonificar o abdómen através de um novo método, com benefícios ao nível da postura e da respiração. Faremos uma Introdução aos Abdominais e Técnicas Hipopressivas e explicaremos o porquê de usar as técnicas hipopressivas nosprogramas de fitness. Quais as diretrizes antes da prática, procedimentos e contra-indicações; Fundamentos dos exercícios e sua aplicação ao Fitness; Exercícios práticos e suas variantes; Transições corretas entre exercícios. Aprenda esta nova técnica de forma eficaz e segura!


Dia 13 (Sábado)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W02

Salvatore Pagano

Dinamyc Postural

Neste workshop apresentaremos duas sequências dinâmicas de trabalho como forma de melhorar o controlo do corpo, o balanço e a tonificação da nossa coluna. Este método de trabalho é desenvolvido tendo a música como elemento chave e permite obter resultados surpreendentes ao nível da mobilidade articular. Um programa exclusivo e desenvolvido por um dos melhores profissionais Italianos, com apresentações nas melhores convenções de fitness do mundo.


Dia 13 (Sábado)

15:30 – 17:30 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W03

José Fandiño

Stretching on the Wall

NEM IMAGINA os benefícios, a variedade e o grande número de exercícios que podem ser realizados com a ajuda de uma parede. Exercícios específicos e direcionados para o Pescoço, Piramidal, Quadríceps, Isquiotibial, Quadril e Lombar. Destinado para aulas em grupo, pilates, ginástica, personal trainers, treinadores, etc. Comprove a sua eficácia e surpreenda os seus alunos! Esperamos por si “on the Wall”…


Dia 13 (Sábado)

13:20 – 15:20 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W04

Michel Carvalho

Cycle + Técnic + Music = Fun

As aulas de Cycle, são consideradas, para os participantes, as mais fáceis de serem realizadas devido à ausência de impacto. No entanto, são nestas aulas onde ocorrem mais lesões resultado de uma má utilização da bike. Vem aprender neste workshop como evitar estes contratempos e como potencializar a aula de Cycle através da música.


Dia 13 (Sábado)

17:40 – 19:40 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

W05

Salvatore Pagano

G.A.P. Metabolic Workout

Neste workshop iremos apresentar um novo método de treino intensivo para os glúteos, pernas e CORE. Este método consiste numa aula FUNCIONAL, realizada ao ritmo da música, onde serão desenvolvidas duas sequências de aulas com a utilização do step e sem a utilização do mesmo. Estruturaremos uma sequência de trabalho a partir de exercícios básicos e progredindo para sequências mais avançadas. Uma nova metodologia de trabalho, facilmente aplicável as tuas aulas de grupo e que irá surpreender os teus alunos!


Dia 13 (Sábado)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W06

Michel Carvalho

STEP SIMÉTRICO: Descomplica!

Potencializa a retenção dos participantes, nas tuas aulas de step. Com o uso tradicional do step, músicas motivadoras e um treino simétrico e seguro, são alguns dos passos que iremos percorrer nesta formação. Contudo, o mais importante é simplificar e por isso queremos mostrar como descomplicar, o que pode ser fácil e divertido, para assim conseguires cativar os teus alunos e encheres as tuas aulas de step!


Dia 13 (Sábado)

15:30 – 17:30 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

Musculação e Treino personalizado

W07

Juan Ramon Heredia

Novos avanços no treino de força: definição e controle da magnitude da carga de treino

Novos avanços no treino de força: definição e controle da magnitude da carga de treino (Juan Ramon Heredia) Muito tem sido pesquisado, nos últimos anos, sobre a definição e controlo da carga no treino de força. Como resultado desta investigação, tem sido possível avançar no seu entendimento e de como podem ser definidas e controladas as variáveis, como a intensidade e o volume de treino, o que nos obriga a rever muitas das abordagens tradicionais sobre uma outra perspetiva e da forma como desenhamos os programas de treino. Neste workshop, apresentaremos esses avanços e serão fornecidos critérios para que possamos ter um melhor conhecimento sobre o que está vindo a ser feito em relação ao treino e a forma pela qual os objetivos podem ser alcançados com maior probabilidade.


Dia 14 (Domingo)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

W08

Juan Ramon Heredia

Novos avanços na Ciência do Exercício Físico: melhora a tua competência profissional!

Novos avanços na Ciência do Exercício Físico: melhora a tua competência profissional! (Juan Ramon Heredia)
Este workshop abordará diferentes temas que atualmente são o foco de intensa pesquisa e que merecem particular atenção dos profissionais do exercício físico, levando as informações mais recentes e, assim, melhorar as suas competências:
• Treino de força: sua avaliação e controle para o treino.
• Treino para a melhoria do Controle e da Estabilidade do Tronco (CORE): critérios para avaliação e controle da carga.
• Treino de Alta Intensidade: opção para todos? Como?
• O treino visa “aumentar a massa muscular” adequado aos obesos?
• Treino em jejum? Para quem? Quando? Como?


Dia 14 (Domingo)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

W09

Raul Pereira

Personal Training For Excellence

Neste workshop iremos realizar uma abordagem dos pontos mais importantes para que consigamos manter-nos e fundamentalmente para nos afirmarmos, num mercado de trabalho, cada vez mais competitivo: Atuação na prática fundamentada; Conhecimento adaptado à prática; Ferramentas laborais; Estratégias de apresentação e manutenção nas redes sociais; Equipa multidisciplinar.


Dia 13 (Sábado)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 3

2h / 0,4 U.C.

W10

David Gil

O Personal Trainer: Uma visão para o futuro

Dado o crescimento do número de profissionais nesta área, surge o momento em que precisamos de nos questionar sobre o perfil atual do personal trainer e quais as tendências para o futuro próximo. Estaremos devidamente atentos às exigências dos nossos clientes? Será que realmente nos afirmamos como profissionais em saúde? Qual a formação e especialização do personal trainer? Um workshop onde iremos debater o futuro desta profissão onde o factor de diferenciação será a chave para o sucesso.


Dia 13 (Sábado)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 3

2h / 0,4 U.C.

Treino Funcional e Treino Desportivo

W11

Juan Ramon Heredia

A dor lombar: avaliação e propostas de treino funcional

A dor lombar é um dos problemas de saúde mais frequentes. Aproximadamente 85% da população poderá sofrer com isto e, portanto, será necessário que o profissional do exercício físico tenha conhecimento sobre essa questão e saiba como realizar uma avaliação funcional da coluna que lhe permita projetar programas de treino mais eficazes e seguros. Neste workshop, tentaremos apresentar o conhecimento atual sobre o problema da “dor lombar” e propor um protocolo de avaliação funcional da coluna lombar para que o profissional possa ter um maior conhecimento da capacidade de tolerância destas estruturas e, desta forma, propor os estímulos de treino mais adequados de acordo com o cliente.


Dia 13 (Sábado)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

W12

David Gil

Circuitos com pouco material

Às vezes, subestimamos se somos ou não capazes de apreciar as muitas possibilidades que nosso corpo oferece quando se trata de melhorarmos fisicamente. Em muitas ocasiões, não temos material ou isso é escasso para enfrentar os treinos nos quais procuramos um objetivo pré-determinado. Circuitos com pouco material ou com auto-carga podem ser a solução de um planeamento que, geralmente, cai numa rotina ou simplesmente não produz a melhoria desejada. Eles podem ser, ao mesmo tempo, motivadores e exigentes, embora devam ser sempre adaptados às características de nossos clientes. Nem sempre é a ignorância dos exercícios, mas sim como aplicamos as cargas ou definimos as sequências das estações que leva a repetir sistematicamente rotinas e que se traduz num desânimo dos nossos clientes/atletas. Neste caso, o ditado que “menos é mais” aplica- se perfeitamente!


Dia 13 (Sábado)

15:30 – 17:30 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 3

2h / 0,4 U.C.

W13

David Gil

Treino de alta intensidade aplicado a mulheres

Dadas as novas fórmulas e propostas para o treino HIIT destinado às mulheres, devemos questionar-nos se as novas tendências são totalmente viáveis e aplicáveis em todas as situações: Estética, saúde ou desempenho? Prioridade à quantidade ou qualidade? Quais os exercícios potencialmente prejudiciais? Quais as novas tendências e a sua implementação nos nossos ginásios? Qual o trabalho a realizar par ao CORE e incontinência urinária? Tendo como base todas estas questões, iremos demonstrar possíveis necessidades de adaptação nos programas de treino para as mulheres.


Dia 13 (Sábado)

17:40 – 19:40 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 3

2h / 0,4 U.C.

W14

José Fandiño

LIBERTAÇÃO MIOFASCIAL com Small Roller

O Small Roller é um material com um custo muito baixo e altamente eficaz. Essencialmente, o Small Roller de espuma proporciona uma forma de auto-liberação miofascial ou auto-massagem, que desfaz as aderências nos músculos e no tecido conectivo. Neste workshop iremos explorar os benefícios da sua aplicação: Maior flexibilidade; Relaxamento dos músculos hipertónicos; Eliminação das aderências musculares e contraturas; Atenuação da dor muscular no momento e nos dias subsequentes prevenindo a ocorrência de lacerações; Prevenção de lesões; Contribui para a melhoria do desempenho físico e desportivo. Em suma, o Small Roller é uma ferramenta muito eficaz nos tratamentos de reabilitação e readaptação dos desportistas, melhorando a circulação e diminuição da pressão arterial. Vem descobri-lo…


Dia 13 (Sábado)

17:40 – 19:40 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W15

Raul Pereira

Treino Integrado ou Funcional

Neste workshop iremos realizar uma abordagem prática, com fundamentação teórica, para uma atuação mais efetiva do profissional do fitness. Iremos apresentar alguns exercícios e como executa-los de uma forma mais inteligente com os nossos alunos. Apresentaremos alguns conceitos básicos da funcionalidade e estabeleceremos a diferença e alguns pontos comuns entre Calistenia e o Treino Integrado. Desmistificaremos o treino que por vezes é confundido com atividades circenses!


Dia 13 (Sábado)

13:20 – 15:20 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 3

2h / 0,4 U.C.

W16

António Barbosa

Treino Natural (Movnat)

O MovNat é inteiramente baseado na prática de habilidades de Movimento Natural, ou seja, movimentos que o corpo humano foi projetado ou “selecionado” para executar. Essas habilidades podem ser divididas em três categorias: Locomotiva; Manipulativo; Combativa.
Neste workshop iremos apresentar o conceito por trás do Treino Natural, com a apresentação dos seus benefícios resultantes da prática e respetivo reflexo no dia-a-dia. Serão realizados alguns exercícios e sequências no solo com a apresentação de técnicas de locomoção e transporte.


Dia 14 (Domingo)

15:30 – 17:30 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

Populações especiais

W17

Juan Heredia

Programas de perda de peso com base em investigações científicas

Os programas de exercícios para melhorar a composição corporal em pessoas com sobrepeso ou obesas precisam ser revistos e atualizados com base nas evidências disponíveis. Desta forma, é necessário que os profissionais conheçam e compreendam esta nova problemática sob uma perspetiva da fisiologia e até mesmo da biologia molecular, bem como da pesquisa sobre a metodologia de treino mais eficaz.
Aprofundaremos quais as melhores estratégias no campo do exercício para otimizar a oxidação de ácidos gordurosos, a utilidade ou não de programas de alta intensidade (HIT), a importância do treino de força e como este deve ser tratado para este objetivo, a eficácia e segurança do treino em jejum e outras estratégias em indivíduos com sobrepeso / obesidade, entre outros tópicos.


Dia 13 (Sábado)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

W18

Maria Spratley

Como estimular os aspetos cognitivos e motores na Terceira Idade

Com este Workshop pretende-se estimular o cérebro a não envelhecer. Através do movimento promove-se dinâmicas que contribuam para melhorar os aspetos cognitivos como a memória e a concentração, prevenindo patologias neuro-degenerativas. Prescrição de treinos focando a agilidade e as tarefas duplas para permitir que se criem ligações cerebrais.


Dia 14 (Domingo)

13:20 – 15:20 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

W19

Bárbara Teixeira

Dança Criativa: O conto infantil e a potencialidade da multidisciplinaridade

O desenvolvimento deste workshop visa sensibilizar os professores do Ensino Básico/dança sobre as potencialidades multidisciplinares desta área. Tendo como base uma história infantil, os formandos irão trabalhar as Unidades temáticas da dança, potenciando a sua criatividade e imaginação, numa procura de novos estímulos para o trabalho da dança nas escolas.


Dia 13 (Sábado)

13:20 – 15:20 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

Nutrição

W20

Ricardo Pereira

Suplementação e Fitness: Fundamento e eficácia dos suplementos “novos” e “velhos”

Com este workshop pretende-se dotar os profissionais de fitness, personal trainers e treinadores de crossfit/crosstraing de informação que lhes permita conhecer na íntegra os suplementos existentes no mercado:
– Desmistificar os tipos de creatinas e as suas alegações e eficácia;
– Desmistificar os tipos de Proteínas e as suas alegações e eficácia;
– Entender os argumentos e a eficácia de suplementos populares como os ZMA, Tribulos Terrestris, L-Carnitina, Glutamina, Arginina, Suflato de Condroitina e Glucosamina, Beta-Alanina, Bicarbonato, Nitrato, Creatina.


Dia 14 (Domingo)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 4

2h / 0,4 U.C.

W21

Margarida Gonçalves

Diferenças fisiológicas e nutricionais da mulher Vs homem na prática desportiva

Nesta formação pretendemos sensibilizar e esclarecer os profissionais de fitness, personal trainers, treinadores, atletas com algumas informações que lhes permitam conhecer as diferenças fisiológicas e nutricionais entre mulheres e homens relativamente à prática desportiva. Serão abordados alguns do temas mais pertinentes, como o ciclo menstrual, necessidades energéticas de micro e macronutrientes, assim como a tríade da mulher atleta, entre outros.


Dia 14 (Domingo)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 4

2h / 0,4 U.C.

W22

Pedro Bessa e Bruno Silva

O treino excêntrico

Está cientificamente provado que o músculo tem uma maior atividade durante a contração excêntrica, sendo, por isso, um ponto-chave em qualquer processo de reabilitação e otimização de performance. Neste workshop pretenderemos responder algumas das questões mais pertinentes associadas a este método de treino.
Como utilizar e avaliar os dados a retirar do trabalho excêntrico nas máquinas isoinerciais?
Relação e Raciocínio Clínico baseado nos dados fornecidos nos equipamentos isoinerciais?
Serão, somente, equipamentos de trabalho excêntrico ou também uma ferramenta de biofeedback?


Dia 14 (Domingo)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W23

Pedro Bessa e José Santos

Key Point’s na avaliação postural

Existem 5 pontos-chave que influenciam diretamente a postura: Cicatrizes, sistema podal, sistema estomatognático, sistema ocular e sistema vestibular. Sabia que uma cicatriz deixa marcas bem mais profundas do que aquela que apenas é visível à superfície? As zonas suturadas opõem-se ao movimento, quebrando a continuidade da fáscia, que irá mudar a mobilidade dos tecidos, a função e toda a mecânica corporal. Sabia também que a oclusão dentária é parte integrante do sistema estomatognático e qualquer transtorno nesse sistema, seja por má oclusão ou disfunção temporomandibular, pode repercutir sobre todo o corpo humano, possibilitando diversas alterações mecânicas? Aprenda a avaliar estes sistemas.


Dia 14 (Domingo)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W24

Bruno Silva

Análise de Movimento: Padrões de Movimento, Adaptações Neuromusculares e Fundamentos da Neurociência

Análise de movimento – Porque é importante? Nesta formação iremos debater os fundamentos da análise de movimento; Padrões de movimento e respetiva avaliação; “Joint-to-Joint Theory”, Padrão de Dissociação Estabilidade/Mobilidade, Bases Biomecânicas; Timings neuromusculares Padrão e em Disfunção; Divisão de grupos musculares por Função Estabilidade/Mobilidade. Um workshop de reflexão e de análise destinado aos profissionais do exercício físico!


Dia 14 (Domingo)

15:30 – 17:30 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W25

Miguel Medeiros

Avaliação e controlo de treino em modalidades cíclicas

O que é? Para que serve? E quando utilizá-lo?
O desenvolvimento do processo de Treino é multifatorial e com diferentes condicionantes. O desenvolvimento das capacidades condicionais, a eficiência do gesto técnico e a expressão final do rendimento são fatores determinantes para o atleta, podendo e devendo ser controladas ao longo do processo de desenvolvimento do treino.
A avaliação e controlo de treino fornecem dados essenciais para ajustar o treino ao verdadeiro estado fisiológico do atleta, permitindo ajustar volumes e intensidades de treino para adaptar a progressão e o desenvolvimento do processo de treino. Para além do momento competitivo a avaliação e controlo de treino permite refletir sobre o planeamento de época de acordo com os objetivos competitivos pré-estabelecidos.


Dia 14 (Domingo)

17:40 – 19:40 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W26

Miguel Medeiros

Planeamento e organização do treino desportivo

Como estruturar um planeamento a longo prazo, de forma a traçar um caminho para o indivíduo ou para o clube, e ir recuando até à sessão de treino do dia seguinte, de uma forma organizada, é um ponto fundamental para que a performance dos atletas sigam um caminho fundamentado. Nesta formação irá adquirir instrumentos e métodos de trabalho adequados, com base num bom planeamento, como forma de potenciar o desempenho do atleta.


Dia 14 (Domingo)

13:20 – 15:20 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W27

Fernanda Marcun

Pilates nos equipamentos: conheça, pratique e apaixone-se!

O método Pilates revolucionou os conceitos de atividade física e até hoje é um dos mais eficientes e inteligentes programas de condicionamento físico. Basicamente, a maioria dos exercícios praticados numa aula de Matwork também podem ser feitos nos equipamentos sob a supervisão de um instrutor qualificado. Alguns novatos em exercício físico
podem encontrar mais facilidade em aprender os fundamentos usando os equipamentos, já que estes ajudam a sustentar o corpo durante a pratica, tornando um pouco mais fácil a execução dos movimentos solicitados. Os equipamentos de Pilates são ajustáveis às necessidades dos alunos principiantes e adiantados. O trabalho nas máquinas pode acontecer de forma personalizada ou em pequenos grupos, e é indicado para todas as pessoas, desde crianças até idosos. Este workshop tem como principal objetivo fazer com que os participantes sejam capazes de assimilar e vivenciar a verdadeira essência da prática nos equipamentos. Certamente todos irão se apaixonar!


Dia 13 (Sábado)

13:15 – 15:15 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W28

Rafael Humanes

A influência do quadril na dor lombar

Muitas são as pessoas que sofrem de dor lombar crónica e, quando começamos a trabalhar com elas, dedicamo-nos exclusivamente à estabilidade lombo-pélvica, sem avaliar a amplitude de movimento (ADM) do quadril. Ocasionalmente, o quadril pode ser uma articulação que afetará a área lombar como uma área híper-móvel, uma vez que, a articulação do quadril e coluna lombar estão conectados através dos ossos da pélvis e isso significa que eles não podem ser separados um do outro. Neste workshop, aprenderemos a valorizar a ADM do quadril e da coluna, assim como os exercícios e movimentos que fazem com que seja adquirida uma boa mobilidade articular do quadril, que ao serem aplicados nas nossas aulas, fará com que os nossos alunos reduzam as suas dores nas costas.


Dia 14 (Domingo)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W29

Rafael Humanes

Exercícios de Reformer aplicados ao Mat

Uma grande oportunidade para conhecer os exercícios realizados nas máquinas do reformar adaptados ao tapete. Iremos conhecer as novas tendências e evidências que se aplicam hoje ao método Pilates. Um workshop totalmente prático e fundamental para ser aplicado nas tuas aulas de Pilates.


Dia 14 (Domingo)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W30

David Ortega

My Hips don´t lie

Mobilidade e estabilidade do coxofemoral e pélvis são um o ponto de partida na estabilidade e saúde lombar. Entender como os exercícios de Pilates podem corrigir esses desequilíbrios e interpretá-los em cada aluno é o objetivo deste workshop. Dando ferramentas, movimentos e exercícios para potencializar as aulas e o trino dos nossos alunos.


Dia 13 (Sábado)

09:00 – 11:00 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W31

David Ortega

Smiling shoulders

Uma correta posição das omoplatas com ombro depende de uma eficiente estabilidade e mobilidade da posição de úmero na articulação glenoumeral e acromioclavicular. Através da posição e organização dos músculos da mão até o pescoço conseguimos melhorar as tensões excessivas cervicais e dos músculos rotadores internos, que também influenciam a saúde dos ombros. Neste workshop serão apresentadas algumas opções para patologias dos ombros, que tantas queixas dão nos nossos alunos.


Dia 13 (Sábado)

11:10 – 13:10 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W32

David Ortega

Pilates Twist

A rotação da coluna vertebra será o grande tema neste workshop. A melhoria da mobilidade nas 12 vértebras dorsais de forma a reduzir o movimento excessivo e instabilidade lombar, é a abordagem mais eficiente para alívio de sintomas na coluna vertebral. Iremos trabalhar sobre cadeias cruzadas e favorecer a eficiência no padrão da marcha, articular temas como a respiração e as extensões da coluna dorsal e consequente melhoria da postura e alinhamento do tranco.


Dia 13 (Sábado)

17:40 – 19:40 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W33

António Carvalho

It’s a kind of Magic Circle

Criado por Joseph Pilates, o Magic Circle, tem como objetivo que o aluno encontre o seu centro (centralização, um dos princípios do método). Pode ser igualmente usado como auxiliar nos trabalhos de alongamento. Quando utilizado corretamente, trata se de uma excelente ferramenta para aprimorar as nossas aulas de Pilates. Um material de excelência que dá resposta às necessidades individuais. Vem aprender a explorar todas as suas potencialidades!


Dia 14 (Domingo)

13:20 – 15:20 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W34

Sabrina Costa

Organização e didática no Pilates

Surge com o objetivo de ajudar o instrutor a planejar e organizar suas aulas tendo como princípios a biomecânica do core, da respiração e da coluna, inspirados pelos métodos tradicionais e modernos desta técnica tão encantadora. Passaremos por conceitos importantíssimos que nos ajudarão a conduzir nosso aluno a compreender como o power house funciona, a importância de uma linguagem adequada nessa comunicação, bem como um planeamento de aula direcionado para o nível de aprendizagem de cada pessoa. Todas as fases de desenvolvimento do movimento em aula de Pilates tem suas particularidades e tentaremos entender juntos como identificá-las. Por fim, mostraremos como os novos estudos científicos estão direcionando o caminho para um Pilates de qualidade e acessível à todos.


Dia 13 (Sábado)

15:30 – 17:30 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 5

2h / 0,4 U.C.

W35

Marco Silva

Os oito estágios do yoga – o caminho para a liberdade

O workshop consiste em transmitir os oito passos para o conhecimento de si mesmo, o auto conhecimento: 1° passo – valor do dharma, dos valores universais, o que não devo fazer, o que deve ser evitado (yama); 2° passo – o que deve ser feito (nyama); 3° passo – a importância de permanecer firme e confortável em qualquer postura (asana); 4° passo – controlo da respiração (pranayama); 5° passo – domínio da abstração dos sentidos (pratyahara); 6° passo – concentração e foco (dharana); 7° passo – meditação (dhyana) 8° passo – contemplação (samadhi), o estado final da meditação, em que o indivíduo se dissolve totalmente dentro da experiência, num estado de pura consciência.


Dia 14 (Domingo)

15:30 – 17:30 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W36

Patrícia Alves

Pilates Dinâmico e Coreografado

Um workshop que fornece ferramentas para a construção de uma aula que funde os movimentos de Pilates aos movimentos da dança, com destaque para a fluidez, sem perder os fundamentos do Pilates e o seu controlo durante os movimentos. É um workshop dinâmico, possibilitando o treino aeróbico, aliado aos benefícios do alinhamento, power house, respiração do Pilates e controlo motor dos músculos mais profundos dando tonicidade ao corpo impondo ritmo à aula. Até o coração tem ritmo por isso pilates dinâmico comunica com todo o Corpo e coração!


Dia 14 (Domingo)

17:40 – 19:40 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 2

2h / 0,4 U.C.

W37

Ana Gonçalves

Fly Fit

Um workshop que não vai querer perder. Superação e desafio são a palavra chave!
Flyfit, é um treino suspenso/aéreo utilizando exercícios de pilates e posturas de Yoga, que promove a melhoria de força física, flexibilidade, coordenação motora, redução de stress, melhoria de foco mental promovendo uma sensação de bem estar. Com a ajuda da gravidade e do tecido, podemos explorar o nosso corpo, ganhar consciência corporal que muita vezes desconhecemos. O corpo em inversão, suspenso no ar, não sofre pressão a nível das vértebras e a sensação de bem estar é imediata. O desafio emocional está presente e vencer o medo é uma constante. Torna-se portanto um trabalho intenso ao nível da mente/corpo.


Dia 13 (Sábado)

20:00 – 22:00 | Movimento ZEN

2h / 0,4 U.C.

W38

Marta Ambrósio

Yoga para Pais e Filhos

Este workshop tem como objetivo partilhar posturas de Yoga, dois a dois ou em maior número, para que aprendam a utilizar as várias posturas em família (posturas para crianças com mais de 4 anos). Aprenderemos a incutir técnicas de yoga e práticas de meditação a crianças e dotá-las não apenas de posturas físicas e de posturas meditativas mas sobretudo, desenvolver dinâmicas para trabalhar a sua imaginação, a sua criatividade e a sua memória, através de aulas divertidas que as ajudem na expressão e na concentração.


Dia 14 (Domingo)

17:40 – 19:40 | Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos | Estúdio 1

2h / 0,4 U.C.

W39

Ana Querido

Particularidades na Natação Adaptada: Transição do Ensino para a Competição

As mais-valias da prática da natação são do conhecimento comum. No caso das pessoas com deficiência, os benefícios são também reconhecidos. O profissional de natação deve estar consciente de algumas particularidades no ensino da natação a alunos com deficiência, bem como do progresso metodológico que pode acontecer até levar o aluno à prática da competição.


Dia 14 (Domingo)

16:00 – 18:00 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W40

Daniel Marinho

O Ensino das Viragens em Natação

Apresentação de proposta metodológica para o ensino das viragens em natação. Apresentação teórico-prática, com incidência na aplicação prática de conteúdos didáticos com vista ao ensino e aperfeiçoamento técnico em natação de um conteúdo essencial no processo de ensino aprendizagem da natação, como é o caso das viragens. Procurar-se-á apresentar uma proposta metodológica e os principais erros técnicos associados.


Dia 13 (Sábado)

11:30 – 13:30 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W41

Daniel Marinho

A técnica de mariposa: principais desafios a vencer

Este workshop pretende ajudar técnicos, monitores, e professores no ensino e aprendizagem das técnicas de nado, procurando ir ao encontro de algumas preocupações sentidas nas aulas de natação. Será dado enfoque ao modelo técnico e modelo de ensino, através das progressões de ensino, bem como da identificação dos erros mais comuns na técnica de mariposa.


Dia 13 (Sábado)

15:00 – 17:00 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W42

Javier Bergas

Hipertrofia em meio aquático

É possível a hipertrofia através do exercício, em espaço aquático, apenas com a resistência da água? Para se poder responder a esta questão, devemos de fazer uma revisão dos estudos, de forma a descobrir os resultados e definir estratégias de intervenção na água. Este tipo de trabalho pode ser um excelente complemento ao trabalho na sala de musculação, procurando a transferência direta dos movimentos realizados. Estes resultados e estratégias podem ser pensados para serem aplicados como complemento de treino em atletas, de vários desportos, aproveitando e valorizando as qualidades da água.


Dia 13 (Sábado)

09:00 – 11:00 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W43

Javier Bergas

Reabilitar para a função

Atualmente, são muitas as pessoas com problemas posturais que nós, profissionais do meio aquático, devemos de pensar e elaborar as nossas aulas com um intuito de reeducação postural, seguindo estratégias e diretrizes especificas. A compreensão de uso de conceitos como as cadeias musculares, podem ajudar-nos muito, na consecução dos nossos objetivos de ajudar os nossos alunos a melhorar o seu “arranjo” corporal.


Dia 14 (Domingo)

09:00 – 11:00 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W44

Toni Saborit

AquaHiitPilates

Controle, concentração, atenção VS intensidade, poder, aceleração. A conjugação dos princípios básicos de Pilates, adaptados ao meio aquático, com o método intervalado HIIT, resulta numa combinação explosiva para a região central do nosso corpo: CORE e Glúteos. Neste workshop irás conhecer a estrutura utilizada, bem como os exercícios mais efetivos para este tipo de aula.


Dia 13 (Sábado)

13:45 – 15:45 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W45

Gaia Morizzo

OKEO Aquafitness Method

Neste workshop iremos apresentar um método de trabalho dentro de água totalmente inovador, o “OKEO METHOD”. Um método que enfatiza energia, potência e resistência, usando a música e a sua batida para desenvolver “blocos” de diferentes exercícios que podem ser repetidos e variados, de acordo com a imaginação do instrutor e do nível da turma, a fim de alcançar um nível de atividade altamente eficaz e fácil de acompanhar. Surpreende-te…


Dia 13 (Sábado)

10:15 – 12:15 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W46

Ricardo Maia

Princípios de Treino aplicados à Hidroginástica

Os princípios do treino não são apenas aplicáveis em contexto de treino puro, podem perfeitamente ser vistos como uma ferramenta muito útil nas nossas aulas. Conhecer os mesmos é estar munido de conhecimento que nos ajudará a planear ainda melhorar as aulas, centrando-nos sempre em objetivos concretos. Estes mesmos princípios, podem fazer a diferença na evolução e capacidade dos teus alunos, dotando-os de adaptações fisiológicas agudas e crónicas.


Dia 14 (Domingo)

10:15 – 12:15 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W47

Nuno Pereira

Exercício na Água é SAÚDE

“O corpo foi feito para receber doses diárias de exercícios, somente assim ele pode funcionar de maneira perfeita”. E quais exercícios devem de ser executados? Quais os princípios orientadores que devo seguir para idealizar esses exercícios? Como posso preparar aulas, partindo de referências corporais que não apenas os músculos, valorizando outras regiões extremamente importantes? Este workshop será orientado por estas e outras perguntas que o profissional do exercício físico em espaço aquático deve de dominar. Prepara-te aprendendo, para poderes entregar um serviço de valor aos teus alunos.


Dia 13 (Sábado)

12:30 – 14:30 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W48

Tânia Mira

Natação para bebés – Intervir com eficiência

As atividades no meio aquático para bebés são um meio de excelência no desenvolvimento psicomotor, social, afetivo e cognitivo do bebé, contribuindo de forma muito significativa para o seu crescimento. Neste workshop serão abordados aspetos técnicos fundamentais, como requisitos básicos para a utilização de uma metodologia de intervenção adequada, respeitando o desenvolvimento de cada bebé. Contribuindo para isto o papel do professor, de extrema importância, enquanto principal condutor do processo de ensino-aprendizagem junto dos bebés e dos pais/acompanhante.


Dia 14 (Domingo)

11:30 – 13:30 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W49

Pedro Morais e Tânia Mira

Modelos de organização de uma escola de natação

A consecução dos objetivos de uma escola de natação está profundamente relacionada com a sua capacidade em responder eficazmente aos desafios que lhe são colocados. Através desta comunicação pretendemos abordar alguns desses desafios e formas de os ultrapassar, apresentando uma metodologia que permite um funcionamento mais eficaz e simultaneamente mais simples da escola de natação.


Dia 14 (Domingo)

13:45 – 15:45 | Piscina Municipal de Guifões

2h / 0,4 U.C.

W50

Ricardo Andorinho, Marco Lamas e José Charro

Planos estratégicos de desenvolvimento em Organizações Desportivas

O desporto como todas as áreas de atividades do homem está sempre em mudança e em desenvolvimento. A globalização e a tecnologia são realidades sempre presentes e onde os gestores do desporto tem o objetivo de conseguir com que o mesmo sobreviva a essa nova existência, usufruindo de seus benefícios sem perder a sua natureza, seus valores e seus princípios, fazendo com que o desporto seja sempre desporto em qualquer lugar, manifestando-se de suas diversas formas, seja para todos, seja para altas competições, daí ser essencial os planeamentos, as políticas públicas para o desporto, o desenvolvimento de suas estruturas físicas, organizacionais e conceituais, esse é o grande estímulo do gestor desportivo atual. É um enorme desafio manter essa linha de conduta em um momento em que a espetacularização do desporto é uma linha cada vez mais crescente, já que a indústria do desporto se utiliza do mesmo para seus interesses e para o lucro muitas vezes a qualquer custo.


Dia 13 (Sábado)

11:15 – 13:15 | AEP – Associação Empresarial de Portugal

2h / 0,4 U.C.

W51

Luis Rodrigues, Isilda Dias e Rita Fernandes

Os Novos Desafios da Gestão dos Espaços Desportivos: Do Lazer à Competição

A gestão desportiva é uma realidade com cerca de cinquenta anos e que se desenvolveu em função do crescimento da importância do desporto enquanto fenómeno social multifacetado (espetáculo, recreação, formação e saúde), com implicações económicas cada vez maiores no contexto da vida dos cidadãos, organizações e países. O sucesso desportivo e dos espaços desportivos são indissociáveis da capacidade de promover estratégias de cooperação e colaboração entre os vários agentes envolvidos , sendo obviamente este um movimento que deverá ser realizado de acordo com os objetivos de cada organização desportiva seja para o simples lazer e recreação ou a organização de eventos desportivos numa vertente competitiva e com enorme impacto social e económico.


Dia 13 (Sábado)

09:00 – 11:00 | AEP – Associação Empresarial de Portugal

2h / 0,4 U.C.

W52

Marcos Castro, Maria Garcês e Alexandre Mestre

A Importância do Marketing no Sucesso Individual e das Organizações

A importância do Marketing tem aumentado de dia para dia devido à elevada concorrência que existe, com isto as organizações tem a necessidade em desenvolver estratégias de fidelização do cliente, bem como formas para se diferenciar no mercado, o que por vezes se torna complicado no meio de tanto ruído, desde a televisão, jornais, redes sociais, rádios, revistas ou publicidade nas ruas. Com o avanço tecnológico levou a várias mudanças na forma de fazer Marketing, as pessoas ganharam vontade própria, não se deixam levar por qualquer publicidade, as redes sociais contribuíram para que as pessoas começassem a ganhar voz e influência na compra. Quantas histórias já ouviram sobre campanhas publicitárias que foram completamente arruinadas nas redes sociais? E em contrário, quantas vezes já descobriu novas empresas ou agentes desportivos através do sucesso das redes sociais? Muitos Clubes, Associações, Empresas, Desportistas ou Profissionais do Fitness são encontrados através da web e redes sociais. Tudo isto leva a organizações desportivas, atletas ou até um Personal Trainer a terem a necessidade de criar uma identidade que vá de encontro com os seus clientes e aumente a sua notoriedade através de uma boa estratégia de marketing.


Dia 13 (Sábado)

14:30 – 16:30 | AEP – Associação Empresarial de Portugal

2h / 0,4 U.C.

W53

Marco Costa, Vítor Martins e José Luís Costa

O Fitness no futuro: Estratégias e Reflexões

As organizações do fitness, que vão desde a mais pequena (100 sócios) à maior (mais de 10 000 sócios), que vão desde o conceito mais tradicional ao conceito mais moderno e inovador, têm de ser lucrativas. As equipas e as pessoas que as integram geram uma identidade organizacional, a qual contribui para o sucesso da mesma. Sendo que a forma de estar dos ginásios mudou, cada vez mais os clientes têm informação, sabem o que querem e fazem uma pesquisa mais extensa para descobrir qual o espaço que vai de encontro às suas necessidades. Uma organização por ter clientes heterogéneos, criará o seu sucesso juntando os diversos interesses e objectivos dos clientes, mantendo-se actualizada sem ceder à tentação de responder a todas as tendências que surgem. Preservar, desenvolver e valorizar a identidade da organização será sempre o assegurar da fidelização dos seus clientes que é o único suporte para o crescimento e consequentemente sucesso de uma organização no fitness.


Dia 13 (Sábado)

16:45 – 18:45 | AEP – Associação Empresarial de Portugal

2h / 0,4 U.C.

OS NOSSOS PARCEIROS

ORGANIZAÇÃO

CONTACTOS

TELEFONE

222 081 418
Portugal +351

EMAIL

info@promofitness.com

MORADA

Rua Padre Himalaya, 50 – E
4100-553 Porto

HORÁRIO

Segunda à Sexta
09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

X