logo29cov_3
WORKSHOPS TERRA
WORKSHOPS ÁGUA
SEMINÁRIO DE GESTÃO DO DESPORTO

PILATES

W01

David Ortega

Biomecânica e Biotensegridade aplicada ao Pilates

A Respiração no Movimento e o Movimento na Respiração. O Método Pilates assim como a ciência da saúde e do desporto estão em contínua evolução e adaptação. Neste workshop vamos perceber a aplicabilidade do Método Pilates Clássico aos mais recentes avanços em treinamento funcional e de reabilitação, garantindo que o Método Pilates seja uma peça fundamental dentro do sistema de treinamento em equipas multidisciplinares, tornando mais eficientes o mundo da saúde e do desporto, através de conceitos de Biomecânica, Fáscias, Biotensegridade e Cadeias Musculares aplicadas ao Pilates e com exercícios de adaptação e preparação para que o Método, de forma a que este se adapte ao aluno e aos seus diferentes ciclos e momentos de vida.


8 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W02

António Carvalho

Ball Flow

Apesar da bola Suíça não ter sido inventada pelo criador de Pilates (Joseph Plates), proporciona aos adeptos desta técnica, um conjunto de estímulos que trabalham o corpo de uma forma global e harmoniosa. É uma ferramenta que está ao alcance de todos, simples de manusear e fácil de transportar, este objeto ganhou popularidade no início do século XX, nomeadamente na reabilitação. Material muito útil na resposta às necessidades individuais de cada praticante. Pode ser utilizado para treino pessoal ou em aulas de grupo.
Uma prática pedagógica, de rigor e segurança, possibilitando aulas criativas e bastante motivadoras que não vais deixar de explorar.


7 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W03

António Carvalho

It´s a Kind of Magic Circle

O Círculo Mágico é um pequeno material de Pilates inventado pelo fundador Joseph Pilates que possibilita ao praticante encontrar o seu centro, criando uma maior eficácia ao nível da centralização da PowerHouse. Diz-se que Joe criou o círculo mágico utilizando os aros de metal que suportam toda a estrutura dos barris. Um círculo mágico pode proporcionar resistência e promover um bom condicionamento físico e uma grande variedade de exercícios no matt e em pé.
Oferece um bom feedback muscular e resistência moderada durante os movimentos de Pilates.


7 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W04

Cristina Coelho

Treino Fascial aplicado ao Método Pilates

Durante muito tempo ignorada, tanto a nível científico como terapêutico, a fáscia, este sistema de rede fascinante e vivo e que percorre todo o nosso corpo e o maior órgão sensorial, começa a ser cada vez mais falado e pesquisado.
O objetivo desta formação é aprofundar esse conhecimento percebendo o que é mesmo a Fascia. Como o movimento é a condição obrigatória para uma boa manutenção da Fascia e consequentemente uma boa saúde. E como associar um trabalho fascial aos princípios do Pilates.


7 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W05

Cristina Coelho

Pilates suspenso como recurso terapêutico

Os exercícios no Pilates suspenso são realizados num columpio aproveitando a suspensão para estimular força, equilíbrio e flexibilidade com um mínimo de impacto possível e seguro. Nesta formação, iremos explorar a suspensão como recurso terapêutico para problemas de coluna, posturas e adaptar a algumas populações especiais.


8 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W06

Cristina Coelho

Pilates para Artrose da Anca

A artrose da anca é das patologias, entre outras, mais comuns na procura das aulas de Pilates, sendo mais incidente na população idosa e feminina. Vamos perceber melhor nesta formação, qual a fisiopatologia dessa doença de maneira a escolher melhor o tipo de exercícios, proporcionando assim menos dores e mais qualidade de vida a esses alunos.


8 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W07

Érica Gonçalves

Diferentes Estratégias de Aula com a MiniBall e Banda Elástica

Nesta formação vamos abordar diferentes estratégias de aula com a miniball e a banda elástica. Iremos explorar os pequenos equipamentos como elementos dificultadores/facilitadores, trabalhar o plano sagital/frontal/transverso com cada equipamento ou em conjunto e como adaptar, planear e dar soluções para o vosso aluno, visando proporcionar uma aula segura, eficaz e atrativa.


8 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W08

Sandra Oliveira

Pilates e Lombalgia

Lombalgia ou “dor lombar” é a “dor ao fundo das costas”, onde se localiza a zona lombar. Esta é uma das queixas médicas mais frequentes dos nossos dias devido ao sedentarismo, excesso de peso, más posturas, fadiga muscular, encurtamento da cadeia posterior, inatividade abdominal e também pode ser emocional. Nesta formação vamos abordar o tipo de dor (crónica ou aguda) e os exercícios de Pilates indicados para reduzir /melhorar a dor do teu aluno.


7 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W09

Patrícia Alves

Spine Corrector, um upgrade às nossas aulas de matwork pilates

O Spine Corrector é uma excelente ferramenta para atender o público que sofre com desvios posturais e problemas de coluna. Oferece um vasto reportório de exercícios específicos transversal a todo o público e também exercícios que promovem a mobilidade dos principais segmentos corporais dos que sofrem de limitações auriculares e é uma excelente ferramenta para fortalecimento da coluna.
Facilmente pode ser integrado nas nossas aulas de matwork, estimulando o nosso aluno em diferentes perspetivas, proporcionando novos desafios.


8 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W10

Patrícia Alves

Patologias do ombro e o Pilates

A patologia do ombro é uma das queixas principais dos que procuram as aulas de Pilates. Neste workshop vamos desenvolver o raciocínio clínico para que enquanto instrutor de Pilates, seja possivel dar respostas nas nossas aulas a estes alunos. Será um workshop que nao vais querer perder para te sentires mais confiante no momento de prescrever os exercícios em segurança e confiança.


7 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W11

Patrícia Alves

Chair e escoliose

És instrutor de pilates equipamentos ou ainda não és mas gostarias de ter uma experiência com este fantástico equipamento, não podes perder este workshop, pois em qualquer uma das situações vais encontrar neste workshop a possibilidade de trabalhar o aluno com escoliose, tirando partido da chair com adaptações e variações de exercícios específicos para as necessidades fisiopatológicas deste público.


7 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

Treino de Força e Treino personalizado

W12

Frederico Abreu

Treino de Força – O Comprimido Mágico

A área do Exercise is Medicine® está em expansão mundial e torna-se cada vez mais premente a implementação do Treino de Força como coadjuvante terapêutico. Apesar da ideia erradamente generalizada, na realidade doentes com patologias como a Hipertensão, Diabetes Mellitus Tipo II, Sarcopenia e Doença Oncológica beneficiam largamente da adição deste tipo de treino mesmo que numa abordagem mínima a todos os níveis.


7 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W13

Frederico Abreu

A Ciência do “Treino de Pernas” – A Solução para a Hipertrofia

O treino das grandes massas musculares dos Membros Inferiores (eg. Glúteos, Quadricípetes, Ísquio-fibulo-tibiais, Adutores e Tricípete Sural) é alvo de mitos e invenções sem qualquer fundamento lógico ou científico, principalmente com a expansão massiva dos conteúdos nas redes sociais. No que diz respeito à escolha de exercícios, variáveis ou metodologias usadas, os treinos realizados carecem muitas vezes de resultados tanto no género feminino como masculino. Com base no conhecimento biomecânico, anatómico e electromiográfico poderemos exponenciar largamente os resultados.


7 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W14

Rui Rebelo

Treino de força no Trail Running

O Trail Running é uma modalidade que está em constante crescimento no mundo desportivo. Os atletas de Trail Running devem treinar força, mas quando e como? Tem sido muito comum, PTs e/ ou Monitores de Ginásio serem abordados para planear treino de força específico para estes atletas. Neste workshop pretendemos ajudar treinadores, Personal Trainers e outros intervenientes desportivos a conhecer conceitos como: Porquê treinar força; como podemos periodizar estes treinos; como vamos promover a estabilização e resistência da força; a importância do treino excêntrico e como treinar a musculatura respiratória.

logo-runninghigh3


8 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W15

Pedro Cunha

Ainda Prescreves sem Avaliar??

Para prescrever com segurança é necessário conhecer a “base” disponível para trabalhar. E neste aspeto, nenhuma prescrição é adequada se não estiver intrinsecamente ligada às condicionantes dos nossos atletas. O objetivo deste workshop é dar ferramentas rápidas para avaliar o nosso atleta, e prescrever com segurança, recorrendo a exemplos práticos e reais dessa aplicação em vários contextos (fitness, clubes, outdoor, PT).


8 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W16

Pedro Silva

Técnicas de comunicação para PT´s

No contexto do exercício físico não basta ter conhecimento técnico e científico. Esta é uma área de pessoas e, por isso mesmo, uma das maiores diferenças entre um profissional e um excelente profissional, é a sua capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Neste workshop terás oportunidade de autoavaliar as tuas competências de comunicação, conhecer novas ferramentas de intervenção e praticar técnicas que irão melhorar a forma como abordas os teus clientes, permitindo que sejas mais eficaz na venda e retenção.


8 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W17

Fernando Pereira

Obesidade e sobrepeso – Qual o papel e importância do PT?

Nos tempos que correm, um dos principais objetivos que levam as pessoas a procurarem o Personal Trainer é a perda de peso. Assumimos demasiadas responsabilidades num processo demasiado complexo o que nos leva muitas vezes à frustração devido ao fracasso dos nossos clientes. Há no entanto, um papel do Exercício Físico e que é fundamental nesse processo, mas focado noutros parâmetros. Pretende-se com este workshop alertar e dar ferramentas válidas e eficazes ao PT, para que, em conjunto com o cliente, aumentem a probabilidade de sucesso.


7 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W18

Rui Rompante

O treino da Mobilidade no serviço de PT: da teoria à prática

Nesta formação iremos olhar para a mobilidade como a base para a performance desportiva mas acima de tudo para saúde articular. Numa primeira parte, iremos abordar de uma forma rápida e superficial os conceitos deste tipo de trabalho. Posteriormente e numa segunda parte da formação, iremos colocar em prática o conceito de treino com a realização de diversos exercícios.


8 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W19

Bruno Gabriel

Kettlebell e os Padrões de Movimento

Esta formação tem como objetivo a aquisição de repertório de exercícios para enriquecer a prescrição de treinos dos seus alunos. Pretende-se apresentar dentro de cada um dos padrões abaixo listados possíveis exercícios/movimentos a executar, como também a componente prática para os formandos poderem experienciar que grupos musculares estão envolvidos em cada movimento.
Padrões de Movimento: Squat – Agachamento; Bend – Peso Morto e Variantes; Lunge; Press – Empurrar; Pull – Puxar; Core.

logo-semperfit


8 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

REABILITAÇÃO E TREINO DESPORTIVO

W20

Nuno Mendes

Lesões, Cicatrizes e Performance Desportiva: Existirá relação?

Posteriormente a uma ferida existe sempre uma cicatriz, que pode ter repercussões globais como físicas, funcionais, estéticas e emocionais. Qual a relação que pode existir com a performance desportiva e patológica? Como podemos avaliar cientificamente a cicatriz e os impactos globais causados? Que escolhas terapêuticas podemos ter e como podemos cuidar em equipas multidisciplinares? São alguns dos temas abordados num tema repleto de casos clínicos e descrição das mais recentes abordagens clínicas. Esta formação destina-se a atletas, preparadores físicos, treinadores, fisioterapeutas, personal trainers e todos os que lidam diariamente com a recuperação de atletas e que procuram potenciar a performance dos mesmos.

logo-rope5


8 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W21

Micael Silva

Pliometria: A importância na reabilitação, risco de lesão e otimização de performance

Nesta formação iremos responder, com base nas mais recentes abordagens clínicas, a diversas questões sobre a aplicação do treino pirométrico em atletas: 1 – A Pliometria na reabilitação: Qual a importância? Quando introduzir? As diferentes fases da pliometria na reabilitação; 2 – A Pliometria e o risco de lesão: Poderá ser o desempenho pliométrico um preditor de lesão? Pliometria e a redução do risco de lesão; 3 – A Pliometria e a performance: Será a pliometria um indicador de performance? Melhoria na pliometria = melhoria na performance?
Esta formação destina-se a atletas, preparadores físicos, treinadores, fisioterapeutas, personal trainers e todos os que lidam diariamente com a recuperação de atletas e que procuram potenciar a performance dos mesmos.

logo-rope5


7 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W22

Pedro Pereira

Exercícios corretivos: A postura como ingrediente fundamental para melhorar a funcionalidade

Esta formação visa ampliar a perceção dos efeitos que uma postura incorreta pode ter na funcionalidade e capacidade de atuação das diferentes estruturas anatómicas. Reconhecer cadeias cinéticas para melhor entender a dor e consequentemente o modo de integrar o exercício físico, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho de cada aluno/cliente, é o objetivo desta formação.


7 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W23

João Barbosa

Nutrição: Desmitificação de mitos

Esta será uma formação diferente de qualquer outra que possas ter assistido sobre Nutrição, e decorrerá de uma forma interativa entre todos os formandos apresentando-lhes afirmações com o intuito de uma introspetiva de forma a validar ou negar as afirmações apresentadas. Posteriormente, após a colaboração do grupo será esclarecido o conteúdo nutricional conforme a evidência científica mais recente. Iremos abordar diversos temas que normalmente suscitam duvidas a atletas, treinadores, personal trainers e profissionais na área de desporto, nomeadamente a suplementação, a hipertrofia, ou a elaboração de um plano pré-competitivo e competitivo, entre outros.


8 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W24

Andrea Sousa

Massagem Desportiva de Recuperação

A massagem Terapêutica específica para atletas, normalmente denominada Massagem Desportiva, define-se como uma forma criteriosa e intuitiva de aplicação de massagem, movimento e alongamento para indivíduos fisicamente ativos.
Após a atividade física o nosso organismo, produz CO2 , ácido láctico e outros produtos metabólicos que ficam no nosso organismo , provocando mau estar e dores musculares, para tal é necessário uma massagem que remova esses produtos e que promova o relaxamento e que consiga remover as contracturas provocadas pela atividade física.


8 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

Populações especiais

W25

Sandra Santos

Especialização em exercício clínico para um envelhecimento ativo

Esta formação tem como finalidade abordar o processo fisiológico do envelhecimento explicando a sua origem e o seu desenvolvimento. Numa sociedade cada vez mais envelhecida pretendemos dar a conhecer estratégias eficazes de intervenção para um envelhecimento ativo e sustentável, promovendo a independência e qualidade de vida do idoso.


7 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W26

Sandra Santos

Exercício físico na gravidez e no pós-parto

Sendo a gravidez e pós-parto dois momentos fundamentais da vida de uma mulher, pretendemos dar a conhecer programas de treino específicos para cada fase da gravidez, bem como conhecer as indicações e contra-indicações da prática de exercício físico nesta população; para que possam intervir com segurança e eficácia durante esta etapa da vida.


8 de Maio de 2022

15h30 – 18h30 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

W27

Tânia Mira

Literacia física – Crianças analfabetas motoras no futuro desportivo

Este workshop tem como objetivo o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional da criança através dos tradicionais jogos e brincadeiras de forma a que as nossas crianças se sintam seguras, livres, felizes e consequentemente com impacto no futuro enquanto jovens e adultos, na vida, na atividade física e no desporto. Uma formação destinada a todos os pais, professores, educadores, treinadores, técnicos, auxiliares e todos os que atuam na infância como principais agentes na cultura do movimento e do desenvolvimento da criança no seu todo.


8 de Maio de 2022

12h15 – 15h15 | CDCM

3 horas / 0.6 U.C.

ATIVIDADES AQUÁTICAS

W28

Tânia Mira

A criança autista e a Natação

Este workshop tem como objetivo debater e refletir sobre a condição da pessoa autista e a aprendizagem e prática da natação. A forma como esta condição neurológica e de desenvolvimento que surge na infância afeta o comportamento e a interação social, dificulta a capacidade de comunicação e integração nas atividades em contexto de grupo.
Perceber como a adaptação ao meio aquático e a aprendizagem das técnicas de nado são essenciais no desenvolvimento da criança e, especialmente, na criança autista com as devidas considerações pedagógicas.
Uma formação destinada aos professores de natação que pretendem conhecer e compreender melhor o autismo.


8 de Maio de 2022

16h00 – 19h00 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W29

Ricardo Maia

Aquabike & cross training

Neste workshop vamos explorar estratégias de organização de aula com a utilização da hidrobike conjugada com diferentes materiais, princípios de treino e métodos de treino, com o objetivo de variar os estímulos do nosso aluno e maximizar o nosso espaço de aula. Tendo o cross training como base, vamos variar estruturas de aula, intensidades e tirar o máximo partido deste meio fantástico, a água.


7 de Maio de 2022

10h00 – 13h00 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W30

Ana Lopes

Functional Aqua Workout

Com este workshop, vamos passar para as nossas aulas de hidroginástica uma dinâmica mais similar ao “treino”, tentar trazer as vertentes já existentes e introduzi-las nas nossas aulas, para criar mais desafios e fazer com que os nossos alunos sintam o trabalho que estão a realizar e tirá-los da zona de conforto, para que consigam atingir os seus objetivos de uma forma eficaz e que olhem para a modalidade com o foco de Treino e não só de lazer.


7 de Maio de 2022

14h15 – 17h15 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W31

Emanuel Pereira

AQUACOMBOS

Nesta formação serão abordados aspetos relativos à música, interpretação musical, liderança e montagem coreográfica:
O que são Combos?; A música, a frase musical; Interpretação musical e montagem coreográfica; Técnicas avançadas de liderança e condução de aula; Variação dos movimentos de base. Ensinar em progressão; Aqua Stop and Go (ferramenta de desenvolvimento); Método piramidal, adição, associativo e Split.
Um workhop inovador, intenso e dinâmico destinados aos profissionais do aquafitness.


8 de Maio de 2022

10h45 – 13h45 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W32

João Abecasis

Planeamento de Treino em Piscina para desportos de ondas

Nesta formação iremos aprender como realizar treinos específicos e dirigidos para os desportos de ondas (Surf, Bodyboard, KiteSurf e WindSurf). Estes treinos permitem uma maior segurança do praticante, mas acima de tudo o aumento da sua performance dentro de água. Perceber como a natação poderá contribuir para o aumento da performance dos atletas, como interpretar o tipo de esforço característico em cada modalidade e como perceber as necessidades físicas do surfista, serão algumas das questões que iremos responder. Este workshop terá uma grande componente prática através da realização de diferentes exercícios e métodos de treino na piscina com o objetivo de aumentar a condição física do surfista.


7 de Maio de 2022

16h00 – 19h00 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W33

António Sampaio

Proposta metodológica Adaptação ao Meio Aquático

Coabitam no sector, profissionais, com formação bastante diferenciada, sendo uma preocupação a formação contínua, de forma a equilibrar qualitativamente estas discrepâncias, uniformizando o grau de formação existente no mercado das atividades aquáticas. Nos últimos anos deparou-se com um crescimento acentuado de complexos aquáticos, tanto públicos como privados, isolados ou inseridos em ginásios e academias. De realçar o aumento de praticantes e também de profissionais, com necessidades de se valorizarem e adquirirem componentes teórico-práticas. Daí a importância da intervenção pedagógica e didática no processo ensino aprendizagem da Adaptação ao Meio Aquático em ambiente escolar ou desportivo, que carece de algum rigor por parte dos profissionais.


8 de Maio de 2022

12h30 – 15h30 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W34

Flávia Yazigi

H2O IDOSOS

Neste workshop iremos aprender como treinar as componentes da aptidão física e capacidade funcional e ao mesmo tempo dar resposta às comorbidades associadas ao envelhecimento de modo motivante, seguro e eficaz.


8 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W35

Flávia Yazigi

HIDROGINÁSTICA EFICAZ: a ciência na conceção e liderança da aula

Este workshop teórico prático pretende partilhar conhecimento científico em linguagem acessível, de modo a tornar a tua proposta de treino aquático mais eficaz e credível. Participa e faz a diferença na tua aula!


8 de Maio de 2022

14h15 – 17h15 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W36

Henrique Neiva

As técnicas simultâneas em natação: progressão e exercícios técnicos

Com a presente formação pretendemos recordar alguns conceitos relacionados com o ensino da técnica de mariposa e de bruços, como a progressão de conteúdos a utilizar, mas também sugerir alguns exercícios técnicos que podem ser aplicados durante o ensino e para a correção de erros técnicos.


7 de Maio de 2022

12h30 – 15h30 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

W37

Henrique Neiva

A gestão dos tempos de aula de natação

A realidade das aulas de natação é particular e adequada ao contexto em que são lecionadas. Contudo, em qualquer contexto, a gestão dos tempos disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem deve ser otimizada para criar mais situações de aprendizagem. Neste sentido, com esta formação pretende-se sugerir algumas estratégias no sentido de contribuir para o sucesso do ensino da natação.


7 de Maio de 2022

09h00 – 12h00 | PMG

3 horas / 0.6 U.C.

XX SEMINÁRIO DE GESTÃO DO DESPORTO

W38

Vasco Pinho e Dimas Pinto

Políticas Desportivas e a sua Gestão para o Sucesso

Nos últimos tempos, com o aumento da compreensão para a importância do desporto nas sociedades, os municípios têm manifestado um papel importante no desenvolvimento desportivo. A crescente aceitação de políticas de desporto tem concedido que os municípios sirvam os cidadão e as organizações e respondam positivamente às suas pretenções, necessidades e motivações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O desporto nos dias de hoje é um produto que evoluiu mais rápido do que os seus habituais locais de realização. Um desporto que tem destaque no rendimento, mas também na educação e na socialização das crianças e dos jovens, à recreação e ao tempo livre, à reeducação e à reabilitação de populações especiais e até ao culto do corpo. Como tal os municípios devem ter atenção ao que se tem feito do sistema desportivo e quais as melhorias, com evidentes influências ao nível das políticas de desenvolvimento desportivo.


7 de Maio de 2022

10h00 – 12h00 | AEBM

2 horas / 0.4 U.C.

W39

Armando Leitão e Aníbal Rocha

Eventos Desportivos e Modelos de Sustentabilidade

Instalações e eventos desportivos têm um forte impacto na nossa sociedade de forma positiva e negativa. A capacidade de uma instalação ou organização desportiva em equilibrar o impacto económico, ambiental e social das suas atividades, é fundamental para o desenvolvimento do futuro do desporto. No presente estamos a viver num planeta como se tivéssemos outro para onde ir. Agora, mais do que nunca, gestores desportivos e organizadores de eventos têm a oportunidade de aproveitar positivamente o desporto em benefício da sociedade e, ao fazer isso, contribuem para o sucesso da sua instalação ou organização.


7 de Maio de 2022

13h30 – 15h30 | AEBM

2 horas / 0.4 U.C.

W40

José António Silva e Jorge Sequeira

Gestão e Liderança nas Organizações – Rumo à Vitória

Considerando que as organizações desportivas devem se tornar inteligentes, frente a um mundo altamente competitivo, a liderança revela-se um elemento essencial no desenvolvimento das mesmas. Os líderes precisam de desenvolver e colaborar para o crescimento da organização e do próprio profissional, sendo que o sucesso da organização estará diretamente associado às pessoas e, nesse contexto, elas devem ser tratadas como parceiros e não como recursos, essa relação de interdependência demonstra que as organizações necessitam das pessoas e as pessoas necessitam das organizações. Muitos procuram o sucesso individual e a realização profissional, e isso, está diretamente relacionado ao sucesso da organização, sendo que a gestão de pessoas é responsável por encorajar o indivíduo ou grupo a participar no desenvolvimento e crescimento da organização, e, por essa razão, é tão essencial o investimento das organizações desportivas em profissionais dessa área. Valorizar e habilitar cada colaborador é fundamental para a vitória de qualquer organização e nessa circunstância entra também a importância de bons líderes e bons gestores, que estejam verdadeiramente habilitados a conduzir a organização de forma a atingir os seus objetivos.


7 de Maio de 2022

15h45 – 17h45 | AEBM

2 horas / 0.4 U.C.

SEM_CARTAZ_3
RTFC_web
RTFC_EX_web2
cartaz_pg16_6

ORGANIZAÇÃO

CONTACTOS

TELEFONE

222 081 418
Portugal +351

EMAIL

info@promofitness.com

MORADA

Rua Padre Himalaya, 50 – E
4100-553 Porto

HORÁRIO

Segunda à Sexta
09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

X