fbpx
background_CONV29
background_CONV29

background_CONV29

background_CONV29

background_CONV29

background_CONV29

Atividades de Grupo

W01

Jose Espinazo

Técnica, Posicionamento e Exercício compensatório no Indoor Cycling

Neste workshop iremos incidir em como descobrir e corrigir as possíveis descompensações artromusculares que podem ser manifestadas por uma má técnica e posicionamento durante essa atividade ou pela prática repetida. O principal objetivo será a análise e correção da técnica e posicionamento na bicicleta através de um aplicativo móvel. Também serão analisadas as principais estruturas envolvidas no indoor cycling (músculos, articulações, etc.), onde serão abordadas as lesões mais comuns e o que podemos fazer para prevenir / corrigir esses problemas


28 de Junho de 2020

15h30 – 17h30 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

W02

António Carvalho

Assisted Stretching

Muitos dos praticantes desportivo são confrontados com o aparecimento de lesões, fadiga muscular e dificuldades em melhorar a sua performance desportiva. Neste workshop vais adquirir técnicas que permitem resolver alguns destes problemas. O instrutor poderá facilitar um treino essencial para melhorar o desempenho desportivo, melhorando a amplitude de movimentos e consequentemente diminuindo o risco de lesões e o tempo de recuperação muscular. Este treino poderá ser realizado a pares, numa aula de grupo ou no treino personalizado, permitindo uma lacuna frequentemente encontrado nos espaços de prática desportiva


28 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

W03

Pedro Pereira

A auto superação no treino Body and Mind

Como descobrir novas formas de potenciar a evolução em cada aluno no contexto de um treino sustentado na dinâmica Body and Mind. Aprende a definir estratégias que fomentam o ganho de flexibilidade, de força e de equilíbrio em todos os níveis através da implementação de processos progressivamente mais complexos.


27 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

W04

Robert Rangel

Método de Ensino de Coreografias no Step (Somatória Vs Progressão)

Quando preparamos uma coreografia para uma aula de step encontramos um dilema, qual é o método para ensinar tal coreografia? Porque este é o método que te vai permitir chegar a alunos de diferentes níveis, que te vai permitir adaptar a coreografia ao público que tens, e é o método que te vai permitir conseguir o treino desejado. Ensinar um padrão de movimentos de ciclos curtos, com base na marcha e na elevação do joelho, identificar quando deves acrescentar uma troca par ou ímpar na modificação, assim como a ordem dessa modificação, é o que te vai levar a que o aluno aprenda uma sequência coreográfica.


27 de Junho de 2020

17h40 – 19h40 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

Treino Força e Treino personalizado

W05

Fernando Pereira

Obesidade e sobrepeso – Qual o papel e importância do PT?

Nos tempos que correm, um dos principais objetivos que levam as pessoas a procurarem o Personal Trainer é a perda de peso. Assumimos demasiadas responsabilidades num processo demasiado complexo o que nos leva muitas vezes à frustração devido ao fracasso dos nossos clientes. Há no entanto um papel do Exercício Físico e que é fundamental nesse processo, mas focado noutros parâmetros. Pretende-se com este workshop alertar e dar ferramentas válidas e eficazes ao PT, para que, em conjunto com o cliente, aumentem a probabilidade de sucesso.


28 de Junho de 2020

13h20 – 15h20 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

W06

Fernando Pereira

O PT de Futuro e o PT com Futuro – 10 fatores chave de afirmação no mercado!

Este workshop tem por objetivo fazer uma reflexão acerca das características que caracterizam o PT que fideliza e por consequência se mantém no mercado ao longo dos anos a prestar um serviço realmente Premium. Será uma abordagem de como se ser comprado e não de como vender. Uma apresentação e reflexão acerca 10 características e consequente forma de estar e atuar que poderão marcar a diferença na hora de escolher o profissional. O plus 1? Será uma surpresa.


28 de Junho de 2020

15h30 – 17h30 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

W07

Frederico Abreu

A Ciência do “Treino de Pernas” – A Solução para a Hipertrofia e Força

O treino das grandes massas musculares dos Membros Inferiores (eg. Glúteos, Quadricípetes, Ísquio-fibulo-tibiais, Adutores e Tricípete Sural) é alvo de mitos e invenções sem qualquer fundamento lógico ou científico, principalmente com a expansão massiva dos conteúdos nas redes sociais. No que diz respeito à escolha de exercícios, variáveis ou metodologias usadas, os treinos realizados carecem muitas vezes de resultados tanto no género feminino como masculino. Com base no conhecimento biomecânico, anatómico e electromiográfico poderemos exponenciar largamente os resultados.


27 de Junho de 2020

15h30 – 17h30 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

W08

Fernando Rivera

Aprende a treinar mediante perfis de Força-Velocidade

Os perfis F-V (força-velocidade) têm sido usados para programar treinos de alto rendimento mas também estão demonstrando a grande eficácia ao nível da reabilitação desportiva e exercícios orientados para a saúde. Objetivo: conhecer a aplicação dos perfis F-V de acordo com as necessidades dos nossos atletas / alunos. O que vamos analisar? 1.- contextualização dos perfis F-V. 2.- como calcular os perfis F-V, para os membros inferiores e superiores. 3.- programação de treino usando perfis F-V 4.- aplicações práticas: desporto, reabilitação, saúde.


28 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

W09

João Melo e Pedro Claro

Clínica Snatch e Clean & Jerk

Neste workshop iremos efetuar uma análise técnica dos movimentos olímpicos – Snatch e Clean & jerk – em todas as fases que constituem cada movimento. Será um momento teórico e prático onde o detalhe é a palavra de ordem. Evolui no teu treino… aprende com um especialista e campeão da modalidade!


28 de Junho de 2020

13h20 – 15h20 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

W10

Frederico Abreu

Planeamento do Treino – O que andamos a fazer mal?

O planeamento do treino de força replica-se de geração em geração, de clube para clube, sem grande fundamento na evidência científica actual. Tendo em conta que a falta de tempo é um dos maiores obstáculos ao exercício físico, nada melhor que questionar o que todos nós enquanto profissionais/estudantes temos promovido e encontrar uma solução mais eficiente e eficaz na obtenção de resultados.


27 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

W11

Frederico Abreu

Treino de Força – A Medicina do Exercício

A área do Exercise is Medicine® está em expansão mundial e torna-se cada vez mais premente a implementação do Treino de Força como coadjuvante terapêutico. Apesar da ideia erradamente generalizada, na realidade doentes com patologias como a Hipertensão, Diabetes Mellitus Tipo II, Sarcopenia e Doença Oncológica beneficiam largamente da adição deste tipo de treino mesmo que numa abordagem mínima a todos os níveis.


27 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

Treino Funcional e Treino Desportivo

W12

Sabrina Costa

HIIT Training: conceito, modelos de treino e aplicação prática

O número de praticantes do treino intervalado de alta intensidade (HIIT) tem sido cada vez maior, tornando a modalidade um dos assuntos mais discutidos atualmente. Desta forma, se faz necessário que esta prática seja segura e se apoie na ciência para ser aplicada da melhor forma. Vamos abordar o conceito, aplicação, modelos de treino e como ele atua no emagrecimento e nos grupos especiais


27 de Junho de 2020

13h20 – 15h20 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

W13

Sabrina Costa

Core Training: conceitos básicos para prescrição de treino inteligente

Vamos abordar o conceito e a biomecânica deste tipo de treino, porquê a sua efetiva ativação é diferente do restante do corpo, e de que forma podemos prescrever o treino para evitar as desordens coluna. Sabe-se que é um problema que afeta a vida de milhares de pessoas, e como forma de tratamento não farmacológico o treino do CORE vem ganhando espaço nos últimos anos e desenvolvendo-se em diversas modalidades como Pilates, Treino funcional e Cross Training


27 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

W14

Tiago Martins

LOCOMOTION

Introdução de padrões de locomoção quadrúpedes que voltam a incorporar uma relação mais direta com o chão. Conceitos como crabwalk, cossack ou dragon squat que posteriormente permitam elaborar sequências e improvisos dentro do universo da locomoção. Este workshop permite familiarização com força orgânica em situações de isolamento, integração e improvisação.


28 de Junho de 2020

13h20 – 15h20 | CDCM | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

W15

Tiago Martins

Movement – Spinal Vocabulary

Apostando numa nova corrente de prática regular e orgânica, associada ao conceito global de movimento, Tiago Martins, um dos seus grandes percursores a nível nacional e internacional, irá apresentar uma introdução de conceitos que visam desmistificar a plasticidade da coluna vertebral. Neste workshop poderá experimentar na prática, através de trabalho individual ou em grupo, a integração destes conceitos na complexidade de práticas/riddles. Inclusão do conceito de força orgânica no decorrer do trabalho, aumentando as possibilidades de trabalho não linear.


28 de Junho de 2020

15h30 – 17h30 | CDCM | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

W16

Fernando Rivera

Treino Funcional e Corretivo

Nesta formação convidamo-lo a dar um passeio pela biomecânica, neurologia e metabolismo dos nossos clientes! Sabemos à partida que a grande maioria dos nossos clientes sofre de algum distúrbio ou alteração de um desses referidos sistemas, sendo necessário definir qual o tipo de exercício mais adequado à sua patologia e como efetuar um eficaz planeamento do treino de forma a obter os resultados pretendidos.


27 de Junho de 2020

17h40 – 19h40 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

Populações especiais

W17

Fernando Rivera

Treino Funcional para crianças e jovens desportistas

O desenvolvimento de condições físicas favoráveis para crianças e jovens atletas é imprescindível se quisermos que eles tenham um desenvolvimento atlético adequado a longo prazo, mas geralmente esquecemo-nos de realizar esse treino… e o que acontece é que normalmente apenas focamo-nos no treino das habilidades específicas de cada desporto. Neste workshop, veremos como integrar o treino e o condicionamento físico, especialmente ao nível da força, no plano de treino habitual para crianças / jovens. Um workshop destinado a treinadores, professores de educação física, atletas e todos os profissionais da área da saúde, Desporto.


27 de Junho de 2020

15h30 – 17h30 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

W18

Fernando Rivera

O Treino de Força para Idosos – Como avaliar e prescrever com segurança?

O treino de força é cada vez mais importante na melhoria da saúde dos nossos idosos. Mas como avaliar e prescrever com segurança? Neste workshop iremos analisar, à luz dos mais recentes estudos científicos, como adaptar o treino de força nesta avançada faixa etária, começando pelo trabalho de potência e força dinâmica máxima ou aplicação de força.


28 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

W19

Mário Gonçalves

Jogos, coreografias e dança no mundo mágico das Crianças!

Quando nos faltam ideias para inventar coreografias para os nossos alunos, podemos recorrer a ferramentas de criação que nos ajudam a ser sempre originais no que fazemos. Neste workshop, vamos explorar ideias para nos superarmos sempre e surpreendermos com novas coreografias, jogos e dinâmicas que vão terminar com a monotonia e a rotina das tuas aulas!!


28 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

Nutrição

W20

Eunice Costa

Alimentação antes e depois do treino

O objetivo desta formação passa por dotar os atletas de conhecimentos sobre o papel da alimentação antes e depois do treino, nomeadamente no que diz respeito ao seu efeito na performance: Relação entre a Nutrição Desportiva e o CrossFit; Dieta adequada aos praticantes de CrossFit; Adaptações fisiológicas ao treino de alta intensidade e a importância da modulação nutricional; Suplementos mais indicados para os praticantes de CrossFit.


27 de Junho de 2020

13h20 – 15h20 | CDCM | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

W21

Ana Goios e Sérgio Teixeira

Hipertrofia: o que realmente funciona?

O objetivo do workshop é dotar os formandos das premissas essenciais ao processo de hipertrofia muscular. Serão abordados casos práticos, e realizaremos uma descrição pormenorizada das estratégias nutricionais e de suplementação que aceleram o aumento de massa muscular.


27 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

W22

Ana Goios e Sérgio Teixeira

Perda de massa gorda: rápido e eficiente – Como conseguir?

Nesta formação faremos uma abordagem das premissas essenciais à redução da massa gorda. Faremos uma descrição pormenorizada das estratégias nutricionais que maximizam a perda de massa gorda. Serão ainda identificadas quais as diferenças entre dietas low carb, low fat, cetogénicas e de jejum intermitente.


27 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

Prevenção e Tratamento

W23

Jose Espinazo

O Foam Roller como assistente de recuperação

O Foam Roller é uma ferramenta amplamente usada com diferentes objetivos no mundo do fitness atualmente. Este workshop desenvolve os possíveis mecanismos que estão por trás desse tipo de técnica e sua utilidade como assistente na recuperação e prevenção de alterações no tecido miofascial por meio do uso e combinação com outros exercícios.


28 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 2

2 horas / 0.4 U.C.

W24

Daniel Ramos e Mário Cruz

Prevenção e Reabilitação de Lesões Desportivas e o Retorno à Competição

São várias as lesões no Desporto responsáveis por afastar o atleta da competição por um período significativo de tempo. A sua complexidade afeta física e psicologicamente o atleta, mas também os clubes, devido sobretudo à ausência de rendimento e valorização. Por esse motivo, os clubes pressionam a recuperação e aceleram os programas de reabilitação lançando os atletas ao retorno competitivo com claras probabilidades de recidiva. Esta formação tem por objetivo, dotar os formandos da melhor evidência científica disponível assim como, ilustrar boas práticas no recondicionamento físico do atleta, que à melhor evidência se adequem. Analisaremos algumas das principais lesões, com apresentação de um caso clínico, destinado a preparadores físicos, fisioterapeutas, personal trainers, treinadores, atletas, entre outros.


27 de Junho de 2020

13h20 – 15h20 | CDCM | Estúdio 3

2 horas / 0.4 U.C.

W25

Rocktape Portugal

Rockpods – Ventosas para alívio da Dor e Melhoria do Movimento

A técnica de “Cupping Miofascial” existe desde o início do século XIX – apenas recentemente a imagem de círculos roxos nas costas de atletas profissionais criou a atenção para uma antiga terapia miofascial. Os RockPods exploram a ciência do deslizamento de tecidos, tração e descompressão com ventosas miofasciais fáceis de usar. Neste workshop iremos mostrar algumas técnicas a todos os atletas de como podem ser usadas para o alivio da dor bem como para uma melhoria do movimento.


28 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 4

2 horas / 0.4 U.C.

W26

Rocktape Portugal

Rockblades

A formação RockBlades IASTM foi desenvolvida por especialistas da indústria em avaliação e terapia de movimentos. O workshop Rockblades IASTM introduz o conceito de terapia de movimento e aprimoramento de desempenho através da Mobilização de Tecidos Moles Assistidos por Instrumento (IASTM). As ferramentas podem parecer agressivas, mas as técnicas não precisam ser agressivas para oferecer resultados eficazes para o paciente. O Workshop Rockblades IASTM analisará os padrões de movimentos disfuncionais de rastreamento e utilizando ferramentas de tecido mole para melhorar o tratamento do paciente.


28 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 4

2 horas / 0.4 U.C.

W27

Fernanda Marcun

Spine Corrector – Um upgrade nas aulas de Mat Pilates

As aulas de Pilates utilizando o acessório Spine Corrector vem conquistando cada vez mais adeptos. Por se tratar de um acessório compacto, ocupa pouco espaço facilitando a organização e ainda, proporciona maiores desafios nas aulas em grupo. O workshop consiste em exercícios do básico ao avançado e incluirá modificações, progressões e avanços, além de considerações para populações especiais. O SPINE CORRECTOR possui uma geometria exclusiva que facilita a extensão torácica, a curva “C” mais profunda e o suporte da coluna cervical. A aplicação do equipamento no trabalho no Mat pode ser muito mais desafiador para os alunos mais avançados como também pode atuar como um facilitador nos grupos que apresentam alguma dificuldade na execução dos exercícios tradicionais.


27 de Junho de 2020

15h30 – 19h30 | CDCM | Estúdio 1

4 horas / 0.8 U.C.

W28

Leire Sanchez

Variações e Progressões em Pilates com o uso do bastão e da Fit Ball

Uma vez visto o trabalho básico do Pilates, agora podemo-nos aprofundar nos movimentos, procurando variações e exercícios adicionais com implementos para oferecer mais variedade nas aulas de grupo e treino pessoal. Quando desenvolvemos um programa de Pilates, seja como uma atividade dirigida em grupo ou como um treino pessoal, precisamos adicionar variedade através dos diferentes implementos. Com os implementos existentes no mercado, temos ferramentas suficientes para fazer progressões infinitas dos exercícios. Às vezes, pensamos que os movimentos não podem ser outros do que que aqueles que aparecem nos livros… Uma vez conhecido o uso adequado de cada implemento, o trabalho do técnico de Pilates será integrar, dentro de uma aula, os diferentes implementos de maneira lógica. Ou seja, não é necessário usar vários implementos no mesmo dia. PRACTICA: 1. Bastão; 2. Fit Ball; 3. Bastão e Fit ball; 4. Trabalho na parede; 5. Treino de alta intensidade; 6. Trabalho a pares


27 de Junho de 2020

13h20 – 15h20 | CDCM | Estúdio 5

2 horas / 0.4 U.C.

W29

Deborah Viecili

Aplicabilidade do Método Pilates para as Dores Crónicas

A dor crônica afeta cerca de 35 % da população mundial e é considerada um problema de saúde pública, causando sofrimento, incapacidade, problemas pessoais, sociais e profissionais, sendo considerada a principal causa de absenteísmo, licenças médi¬cas, aposentadoria precoce, indenizações trabalhistas e baixa produtividade. A prevalência da dor crônica aumenta à medida que a idade da população é mais elevada e a longevidade e, consequente, aumento da população idosa nos dias atuais faz com que sejam necessárias medidas para o envelhecimento satisfatório e com boa qualidade de vida. O tratamento da dor crônica envolve uma abordagem multimodal, sendo que a prática de atividade física é o principal meio de intervenção para combatê-la. O método Pilates revela-se como uma importante ferramenta nesse processo por ser uma atividade física facilmente adaptada às condições físicas e fisiológicas dos indivíduos, além de estar associado ao bem-estar físico e mental da população, trazendo resultados positivos no indivíduo com dor crônica, independente da idade. Neste workshop, abordaremos o conceito de dor crônica, seus impactos pessoais e sociais e seu tratamento, destacando o método Pilates como importante forma de intervenção nessa sintomotologia, mostrando seus benefícios e aplicabilidade aos indivíduos com dor crônica, incluindo a população idosa.


27 de Junho de 2020

15h30 – 17h30 | CDCM | Estúdio 5

2 horas / 0.4 U.C.

W30

Patrícia Alves

Pilates em hérnia discal

Hérnia discal é uma temática que acompanha o dia a dia de qualquer instrutor de Pilates. Neste workshop iremos perceber como podemos trabalhar o Pilates mantendo a segurança e o bem-estar do nosso aluno, sem descurar do desafio necessário para a evolução e capacitação física do mesmo. Serão apresentadas algumas opções de movimentos e variações desafiadoras e seguras com as quais testemunhamos a diminuição da sintomatologia associada a esta problemática durante a nossa aula.


27 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 5

2 horas / 0.4 U.C.

W31

Leire Sanchez

Os benefícios e cuidados do Pilates no período de Gestação

O período de gestação humana é de aproximadamente 266 dias, estimado a partir do dia da fertilização. Nesse período, o organismo da mulher passa por um processo de adaptação biológica, com importantes modificações anatômicas e fisiológicas que afetam, sem dúvida, sua qualidade de vida e bem-estar. Durante a gravidez, período especialmente significativo na vida de uma mulher, ocorrem mudanças de ordem psicológica e física. Diante dessas mudanças, é essencial que ela esteja bem preparada, ou seja, saudável e equilibrada, para que esse processo seja realizado de maneira normal, com os menores riscos possíveis. Nesta preparação física e mental, nutrição adequada, exercício físico regular, relaxamento e tranquilidade mental desempenham um papel fundamental. Neste workshop iremos analisar todo este processo e fornecer as recomendações mais adequadas que garantam uma prática segura através do método Pilates.


28 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | CDCM | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

W32

Deborah Viecili

Os Benefícios do Método Pilates no Desporto de Alto Rendimento

O desporto requer inúmeras aptidões de um atleta como condicionamento físico, controle motor e conhecimento adequado do gesto desportivo. Aquando do alto rendimento, exige uma excelente preparação física e mental para que o sucesso seja alcançado, tornando-se, muitas vezes, extremamente desgastante para o indivíduo que o pratica, que passa a conviver com dores, má postura e disfunções articulares e musculares. O método Pilates mostra-se benéfico neste contexto tanto na preparação do atleta para a prática desportiva de uma maneira mais satisfatória, como prevenindo dores e lesões musculares, através de mecanismos que melhoram a flexibilidade, força muscular e coordenação motora, promovem alinhamento postural, aprimoram o gesto desportivo e favorecem a concentração e distribuição de força muscular. Neste workshop, abordaremos diferentes aspetos da realidade do desporto de alto rendimento, que exige dedicação, superação e profissionalismo do atleta, apresentando o método Pilates como uma base importante na preparação do indivíduo para o exercício físico que será realizado.


27 de Junho de 2020

11h10 – 13h10 | CDCM | Estúdio 5

2 horas / 0.4 U.C.

W33

Ana Gonçalves

Aeropilates – treino em suspensão

Neste workshop, o treino em suspensão é o grande desafio. Uma necessidade constante de controlar o corpo, onde a consciência corporal é posta à prova, a força e a agilidade são testados e trabalhados para o encontro do limite de cada um. Sentir o efeito de tração do columpio na coluna vertebral é uma experiência irresistível, sentir a força da Power house necessária para estabilização, e depois disfrutar da ajuda do columpio no relaxamento e no alongamento das cadeias musculares mais limitadas. Uma experiência que qualquer pessoa gostará de ter num ambiente noturno e intimista. A não Perder!


27 de Junho de 2020

13h00 – 15h00 | MZ |

2 horas / 0.4 U.C.

W34

Leire Sanchez

Bases instáveis: BOSU e PILATES

Trabalho de nível básico, intermédio e avançado, aplicando a plataforma BOSU a uma série de exercícios clássicos de Pilates Mat. Neste workshop iremos fazer uma análise teórica dos princípios fundamentais do método: 1. Respiração, 2. Concentração, 3. Controle, 4. Centro, 5. Precisão e Coordenação, 6. Fluidez, que será acompanhada com uma aplicação pratica onde serão propostos uma diversidade de exercícios de Pilates de forma a explorar todas as funcionalidades do BOSU, nomeadamente formas de manusear este equipamento, segurança e posições, trabalho de estabilidade e equilíbrio.


27 de Junho de 2020

17h40 – 19h40 | CDCM | Estúdio 5

2 horas / 0.4 U.C.

W35

Diana Machado e Emília Ribeiro

Podologia Desportiva

Influência do tipo de pé nas atividades desportivas (Diana Machado)

Uma das funções dos pés é o apoio e o suporte de todo o corpo. Uma das classificações básicas do tipo de pé são: pé cavo, pé plano e pé normal. Reconhecer os tipos de pé e as suas implicações nas atividades desportivas torna-se essencial, quer para o aumento do rendimento das atividades desportivas quer para a diminuição do risco de lesões músculo-esqueléticas.

Entorses – Do aparecimento à recuperação (Emilia Ribeiro)

As entorses, estatisticamente, são as lesões mais frequentes que acometem atletas profissionais e amadores que impedem a prática desportiva por um período de tempo considerável. Conhecer as principais causas e formas de tratamento possíveis irão auxiliar na prevenção desta lesão e/ou acelerar a recuperação da mesma.


28 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

W36

Bruno Silva e Carolina Soares

Fisioterapia e Performance Desportiva

Mobilidade e Força – Como potenciar a tua performance? (Bruno Silva)

Como usar a mobilidade e força para monitorizar a performance. Estaremos realmente a aumentar a mobilidade ou a perceção da mesma? Qual a relação entre a Força e Mobilidade? O que nos diz a mais recente evidência da neurociência sobre estes temas e como avaliar e prescrever exercícios para aumento da mobilidade.

O Pilates na Otimização da performance desportiva (Carolina Soares)

O Pilates tem ganho destaque como metodologia de reabilitação ativa de diversas disfunções músculo-esqueléticas. Também no desporto tem uma participação cada vez mais importante, não só na prevenção de lesão, mas também na otimização do rendimento desportivo.
Pretende-se assim desmistificar o contributo do Pilates na estabilidade, mobilidade e força dos grandes grupos musculares e articulações e a consequente otimização do gesto técnico desportivo. Neste workshop irão ser igualmente apresentados casos clínicos e discutidas propostas de exercícios para os mesmos.


28 de Junho de 2020

11h15 – 13h15 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

W37

Nuno Baptista e Miguel Medeiros

Psicologia e Treino Desportivo

“O essencial é invisível aos olhos”: A Psicologia na recuperação de atletas (Nuno Baptista)

Demonstração de dados sobre a influência da psicologia na recuperação de atletas e apresentação, pela primeira vez num seminário, de uma dinâmica ativa criada de raiz para promoção de autoconhecimento dos/as atletas e como ferramenta de gestão emocional.

Avaliação numa equipa desportiva para potenciar a Performance Desportiva (Miguel Medeiros)

Apresentação de um caso clínico: Modelo de avaliação ajustado ao contexto do sujeito, construção conjunta de objetivos e definição de plano de ação a curto/médio prazo. Serão transmitidos conceitos de exercício e saúde, exercício clínico, progressão da complexidade do processo de treino ajustado aos objetivos.


28 de Junho de 2020

14h15 – 16h15 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

W38

Ânia Monteiro e Nuno Mendes

Monitorização e Saúde do Atleta

Os 10 marcadores bioquímicos mais relevantes na monitorização do atleta (Ânia Monteiro)

Pela exigência física e carga de treino elevada o atleta devera ser sujeito a analises bioquímicas regulares. Neste Workshop irá ser abordada a importância das análises clínicas na monitorização do estado geral de saúde do atleta, identificação de défices nutricionais, resposta endócrina, dano muscular e estado inflamatório entre outras variáveis. Adicionalmente irá ser feita uma reflexão sobre a sua utilidade na identificação do risco de lesão e diagnóstico de sobretreino.

Cicatrizes e Performance Desportiva: Existirá relação? (Nuno Mendes)

Posteriormente a uma ferida existe sempre uma cicatriz, que pode ter repercussões globaiscomo físicas, funcionais, estéticas e emocionais. Qual a relação que pode existir com aperformance desportiva e patológica? Como podemos avaliar cientificamente a cicatriz e osimpactos globais causados? Que escolhas terapêuticas podemos ter e como podemos cuidarem equipas multidisciplinares? São alguns dos temas abordados num tema repleto de casosclínicos e descrição das mais recentes abordagens clinicas.


28 de Junho de 2020

16h30 – 18h00 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

W39

Javier Bergas

Diagonal Dumbbell Training

Treino de nível elevado, envolvendo todos os grupos musculares com a utilização de apenas um haltere? Apenas um? Simplesmente impossível!!!! ou talvez não… Juntos iremos tentar desenvolver este método e atingir os nossos objetivos, usando as diagonais dos movimentos humanos. Se procuras algo inovador e diferenciado para as tuas aulas de hidroginástica, então não percas este workshop utilizando pouco material mas com resultados surpreendentes!


27 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | PMG | Estúdio 1

2 horas / 0.4 U.C.

W40

Javier Bergas

7 Essential Functional Body Movements

O valor do treino “não convencional” não advém da variedade de materiais e métodos que podem ser usados, mas na forma como o treino pode ser aplicado a diversas populações. É hora de começarmos a refinar exercícios funcionais de movimento usando os padrões básicos do movimento humano. Este workshop combina exercícios de força, poder, resistência e condicionamento físico “extremo” sempre adaptados a todos os níveis de condicionamento físico (desde jovens a mais velhos praticantes, de iniciantes a avançados). E para ser funcional, precisamos de analisar e entender o movimento do corpo humano e as suas funções, para encontrar os melhores exercícios para treiná-lo da maneira mais “funcional”. O objetivo principal será o “desafio”, mas não para os outros, não é uma competição…; o objetivo é desafiar-se a melhorar em todos os movimentos, exercícios e treinos. Estarás à altura?


27 de Junho de 2020

11h30 – 13h30 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W41

Diego Taddei

Functional Water Workout

Por natureza, exercitar em meio aquático é sempre um momento e uma possibilidade de exercitação funcional. Atualmente é necessário oferecer aos nossos alunos os melhores exercícios e hipóteses com vista a um corpo mais preparado e predisposto para a vida diária. Cada movimento ensinado visa uma integração de vários sistemas corporais perspetivando as atividades de vida diária, reforçando os pontos débeis dos nossos alunos.


28 de Junho de 2020

11h30 – 13h30 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W42

Gaia Morizzo

Aquabike – New Dimension, New Goals!

Transforma a tua aula num momento em que ofereces aos teus alunos treino, música e objetivos. O sucesso da tua aula depende de vários fatores e neste workshop irás adquirir novos conhecimentos e perspetivas de aulas, que vão surpreender os teus alunos. As tuas prescrições de Aquabike nunca mais serão iguais! Pedala mantendo o foco, sem nunca perder o entusiasmo…


28 de Junho de 2020

10h15 – 12h15 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W43

Carla Santos

Personal Trainer Aquático: Do it Better, Make a Difference!

Neste workshop pretendemos explorar técnicas e estratégias de atuação do Personal Trainer no meio aquático, numa abordagem centrada no contexto do ensino da natação, do fitness e da reabilitação aquática. Para diferentes objetivos, diferentes programas! Mergulha nesta experiência e adquire conhecimentos, valências e ferramentas que te permitam atuar de forma diferenciada.


27 de Junho de 2020

16h00 – 18h00 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W44

Maria Simashova

Coluna e Mobilidade em Meio Aquático

As dores de na coluna são as mais referidas pelos nossos alunos. Nesse sentido como planear de forma a ir de encontro a propor exercícios que possam ir de encontro a essas necessidades. É muito importante lembrar que nossa coluna precisa de movimento, embora com a vida moderna que levamos, devemos pensar se usamos todas as suas capacidades. Assim, o que podemos oferecer aos nossos alunos de forma ativa e segura? Quais os exercícios e por que é aconselhável incluir nas tuas aulas? Neste workshop, irás ter uma visão de sentido amplo, usando técnicas funcionais para trabalhar com o corpo. Pensando na funcionalidade, vamos restaurar a mobilidade natural de toda a coluna.


28 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W45

Sofia Vilar

Autismo e Natação

O autismo é um transtorno comportamental, considerado como uma alteração grave no desenvolvimento, cujas características podem ser agrupadas em três categorias: realização de movimentos repetitivos; dificuldades na interação social, assim como na relação com objetos e eventos; e problemas de comunicação verbal e não-verbal. A partir daqui, perceber o papel e impacto do meio aquático e da natação neste tipo de diagnóstico.


27 de Junho de 2020

17h30 – 19h30 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W46

Sofia Vilar

Psicomotricidade em Meio Aquático

O meio aquático é um dos ambientes mais ricos e diversos para a estimulação psicomotora. A psicomotricidade é um forte aliado do desenvolvimento da criança e, por isso, uma área de estudo e intervenção cada vez mais valorizada pelo seu trabalho educativo, reeducativo e terapêutico. Valorizando o papel da criança em cada contexto onde ela atua e participa, a psicomotricidade ajuda a promover os reajustes necessários para que a criança possa ser o mais eficiente e feliz possível.


27 de Junho de 2020

15h00 – 17h00 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W47

Susana Soares

Como ensinar bem a respiração na Natação?

Um dos elementos fundamentais para o domínio das técnicas de nado está determinantemente ligado com capacidade e controlo da respiração. Para um completo domínio dos ciclos inspiratórios e expiratórios é necessário entender a sua importância e idealizar os melhores exercícios, nunca esquecendo que este tipo de exercícios se devem fazer ao longo do tempo e não só numa fase inicial do ensino.


27 de Junho de 2020

10h15 – 12h15 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W48

Susana Soares

Ensino Multidisciplinar na Natação

A aprendizagem precoce de determinadas habilidades é fundamental. Neste workshop vais aprender que exercícios podes aplicar agora e que vão ser fundamentais para os teus alunos, em fases posteriores de aprendizagem. Mesmo existindo técnicas e habilidades distintas de realizar em meio aquático, existem sempre pontos que se tocam e que devem de ser aproveitados numa multidisciplinaridade de ensino/aprendizagem.


27 de Junho de 2020

12h45 – 14h45 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W49

Ricardo Fernandes

Propostas de Exercícios para a melhoria das Técnicas de Nado

Para que o nado seja mais eficaz e eficiente é imprescindível melhorar a técnica. E como sabemos existem muitos exercícios para podermos aplicar a cada uma dela. No entanto, existem exercícios que são mais eficazes que outros e por isso nos ajudam a alcançar mais rapidamente os objetivos com os nossos alunos. Variedade lógica de exercícios é o objetivo deste workshop.


28 de Junho de 2020

13h00 – 15h00 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W50

Ricardo Fernandes

Como aumentar a Intensidade de Nado nas aulas de Atividades Aquáticas

Uma das melhores formas que temos para estimular os nossos alunos ao longo do ano é induzindo progressivamente a intensidade colocada através das diferentes técnicas ou até da conjugação entre elas. Neste workshop vais aprender quais os pontos fundamentais para aumento da intensidade de cada técnica especificamente e como o podes e deves de fazer a longo prazo de uma forma coerente e em harmonia com a capacidade de cada aluno.


28 de Junho de 2020

15h30 – 17h30 | PMG |

2 horas / 0.4 U.C.

W51

Paulo Araújo e Tiago Freitas

Políticas Desportivas e a sua Gestão para o Sucesso

Nos últimos tempos, com o aumento da compreensão para a importância do desporto nas sociedades, os municípios têm manifestado um papel importante no desenvolvimento desportivo. A crescente aceitação de políticas de desporto tem concedido que os municípios sirvam os cidadão e as organizações e respondam positivamente às suas pretenções, necessidades e motivações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O desporto nos dias de hoje é um produto que evoluiu mais rápido do que os seus habituais locais de realização. Um desporto que tem destaque no rendimento, mas também na educação e na socialização das crianças e dos jovens, à recreação e ao tempo livre, à reeducação e à reabilitação de populações especiais e até ao culto do corpo. Como tal os municípios devem ter atenção ao que se tem feito do sistema desportivo e quais as melhorias, com evidentes influências ao nível das políticas de desenvolvimento desportivo.


27 de Junho de 2020

09h00 – 11h00 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

W52

Aníbal Rocha, Armando Leitão e Luís Silva

Eventos Desportivos e Modelos de Sustentabilidade

Instalações e eventos desportivos têm um forte impacto na nossa sociedade de forma positiva e negativa. A capacidade de uma instalação ou organização desportiva em equilibrar o impacto económico, ambiental e social das suas atividades, é fundamental para o desenvolvimento do futuro do desporto. No presente estamos a viver num planeta como se tivéssemos outro para onde ir. Agora, mais do que nunca, gestores desportivos e organizadores de eventos têm a oportunidade de aproveitar positivamente o desporto em benefício da sociedade e, ao fazer isso, contribuem para o sucesso da sua instalação ou organização.


27 de Junho de 2020

11h15 – 13h15 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

W53

Manel Valcarce e Rui Cunha

A importância do Marketing Digital no Desporto e nas suas Organizações

O desporto é uma das áreas de entretenimento que mais curiosidade cria na sociedade, e abrange uma parte relevante do nosso quotidiano, seja enquanto praticantes ou apreciadores. No presente, é impensável que passe um dia sem se utilizar um qualquer serviço da Internet: desde o e-mail, às redes sociais ou a simples navegação no Google. A Internet mudou as nossas vidas e a sua utilização no presente faz parte do nosso quotidiano e, como resultado, das organizações desportivas também. Acreditar que a presença da Internet se transformou numa estratégia de marketing no desporto, parece ser, atualmente, uma ideia de sucesso e a melhor forma de comunicar com os atuais e potenciais clientes, já que esta possui vantagens que a tornam num meio interessante a ser aplicada. Em suma as redes sociais fazem eco de tudo aquilo que se passa na vida real, sem dúvida que também oferecem espaço para a divulgação de organizações, modalidades, clubes, eventos ou produtos. Mas como podem as organizações desportivas utilizá-la para comunicar com os seus clientes e seguidores, sobretudo quando se trata de divulgar eventos ou produtos?


27 de Junho de 2020

14h30 – 16h30 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

W54

Gastão Sousa e Manel Valcarce

A Inovação e o seu Impacto no Fitness

O crescimento tecnológico não vai parar, assim como as exigências e os hábitos dos consumidores, no mundo do Fitness. Praticar exercício físico e ser saudável é cada vez mais um cuidado para a sociedade. De um lado, temos uma população a envelhecer e preocupada em viver com melhor qualidade de vida, do outro lado, temos a população mais jovem, que se tem evidenciado mais alerta para os problemas de saúde e bem-estar. É importante proporcionar uma boa experiência ao cliente, levando a que seja uma prioridade de forma a diferenciar-se e ofereça ferramentas e serviços inovadores Com a evolução da tecnologia é imprescindível que os gestores de ginásios informatizem e modernizem os seus espaços e meios de trabalho. Este é um investimento que traz retorno e mais resultados positivos, nos dias de hoje devemos utilizar a inovação a nosso favor e manter a nossa posição de destaque num mercado cada vez mais competitivo.


27 de Junho de 2020

16h45 – 18h45 | AEP |

2 horas / 0.4 U.C.

OS NOSSOS PARCEIROS

 
Matosinhos Sport
parceiros universidade do minho
parceiros DC Desafio Convenções
parceiros semperfit
parceiros prozis
parceiros rocktape

pg16-cartaz_new
cartaz_jornadas_rope
cartaz_3MEETING_new
cartaz_aqua_new
cartaz_14torneio_new

ORGANIZAÇÃO

CONTACTOS

TELEFONE

222 081 418
Portugal +351

EMAIL

info@promofitness.com

MORADA

Rua Padre Himalaya, 50 – E
4100-553 Porto

HORÁRIO

Segunda à Sexta
09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

X