1ª Jornadas Científicas de Reabilitação e Performance

POWERED BY ROPE

Apresentamos a grande novidade desta edição da 28ª Convenção Internacional da Promofitness! As primeiras JORNADAS CIENTÍFICAS DE REABILITAÇÃO E PERFORMANCE em parceria com a ROPE. Reunimos especialistas de referência e integramos num só espaço o conhecimento de múltiplas ciências nas áreas da Reabilitação e da Otimização de Performance. Apresentamos cinco formações, que iremos debater à luz da ciência com os profissionais da ROPE, que partilharão a sua visão sobre diferentes temáticas e que pretendemos que possam contribuir para a sua valorização enquanto profissional do desporto.

Data: 14 de Abril de 2019

Local: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

WORKSHOPS

W22 – O treino excêntrico (Pedro Bessa / Bruno Gonçalves)

Está cientificamente provado que o músculo tem uma maior atividade durante a contração excêntrica, sendo, por isso, um ponto-chave em qualquer processo de reabilitação e otimização de performance. Neste workshop pretenderemos responder algumas das questões mais pertinentes associadas a este método de treino.

Como utilizar e avaliar os dados a retirar do trabalho excêntrico nas máquinas isoinerciais?

Relação e Raciocínio Clínico baseado nos dados fornecidos nos equipamentos isoinerciais?

Serão, somente, equipamentos de trabalho excêntrico ou também uma ferramenta de biofeedback?

Curso Teórico-Prático / Horário: 11:10 – 13:10 (domingo) / Local: CDCM – Estúdio 5

 

W23 – Key Point’s na avaliação postural (Pedro Bessa / José Santos)

Existem 5 pontos-chave que influenciam diretamente a postura: Cicatrizes, sistema podal, sistema estomatognático, sistema ocular e sistema vestibular.  Sabia que uma cicatriz deixa marcas bem mais profundas do que aquela que apenas é visível à superfície? As zonas suturadas opõem-se ao movimento, quebrando a continuidade da fáscia, que irá mudar a mobilidade dos tecidos, a função e toda a mecânica corporal. Sabia também que a oclusão dentária é parte integrante do sistema estomatognático e qualquer transtorno nesse sistema, seja por má oclusão ou disfunção temporomandibular, pode repercutir sobre todo o corpo humano, possibilitando diversas alterações mecânicas? Aprenda a avaliar estes sistemas.

Curso Teórico-Prático / Horário: 09:00 – 11:00 (domingo) / Local: CDCM – Estúdio 5

 

W24 – Análise de Movimento: Padrões de Movimento, Adaptações Neuromusculares e Fundamentos da Neurociência (Bruno Gonçalves)

Análise de movimento – Porque é importante? Nesta formação iremos debater os fundamentos da análise de movimento; Padrões de movimento e respetiva avaliação; “Joint-to-Joint Theory”, Padrão de Dissociação Estabilidade/Mobilidade, Bases Biomecânicas; Timings neuromusculares Padrão e em Disfunção; Divisão de grupos musculares por Função Estabilidade/Mobilidade. Um workshop de reflexão e de análise destinado aos profissionais do exercício físico!

Curso Teórico-Prático / Horário: 15:30 – 17:30 (domingo) / Local: CDCM – Estúdio 5

 

W25 – Avaliação e controlo de treino em modalidades cíclicas (Miguel Medeiros)

O que é? Para que serve? E quando utilizá-lo?

O desenvolvimento do processo de Treino é multifatorial e com diferentes condicionantes. O desenvolvimento das capacidades condicionais, a eficiência do gesto técnico e a expressão final do rendimento são fatores determinantes para o atleta, podendo e devendo ser controladas ao longo do processo de desenvolvimento do treino.

A avaliação e controlo de treino fornecem dados essenciais para ajustar o treino ao verdadeiro estado fisiológico do atleta, permitindo ajustar volumes e intensidades de treino para adaptar a progressão e o desenvolvimento do processo de treino. Para além do momento competitivo a avaliação e controlo de treino permite refletir sobre o planeamento de época de acordo com os objetivos competitivos pré-estabelecidos.

Curso Teórico-Prático / Horário: 17:40 – 19:40 (domingo) / Local: CDCM – Estúdio 5

 

W26 – Planeamento e organização do treino desportivo (Miguel Medeiros)

Como estruturar um planeamento a longo prazo, de forma a traçar um caminho para o indivíduo ou para o clube, e ir recuando até à sessão de treino do dia seguinte, de uma forma organizada, é um ponto fundamental para que a performance dos atletas sigam um caminho fundamentado. Nesta formação irá adquirir instrumentos e métodos de trabalho adequados, com base num bom planeamento, como forma de potenciar o desempenho do atleta.

Curso Teórico-Prático / Horário: 13:20 – 15:20 (domingo) / Local: CDCM – Estúdio 5

PROGRAMA
HORÁRIOS
WORKSHOPS
PRESENTERS
INSCRIÇÕES

LOCALIZAÇÃO DO EVENTO

Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

CONTACTOS

Rua Nova do Estádio, n.º 244

4460-381 Senhora da Hora | Matosinhos | Porto

Lat: 41º 12′ 16.24″ N
Long: 8º 41′ 36.70″ W

www.matosinhosport.com

Ver no Google Mpas

ORGANIZAÇÃO

CONTACTOS

TELEFONE

222 081 418
Portugal +351

EMAIL

info@promofitness.com

MORADA

Rua Padre Himalaya, 50 – E
4100-553 Porto

HORÁRIO

Segunda à Sexta
09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

X