5 RAZÕES PARA VOLTAR AO GINÁSIO PÓS COVID19
POR PAULO SENA
Em condições normais…
Mais Ferramentas. Como treinar é sair da zona de conforto, no ginásio é mais fácil aplicar o princípio de sobrecarga. Se começou a fazer exercício com o peso do corpo em sua casa e quer dar continuidade, pode necessitar fazer os movimentos contra uma resistência mais elevada, percorrer mais distância, etc. Vai certamente encontrar boas barras, boas racks, muitos discos, máquinas de musculação com resistência variável sem grande atrito, muitos remos, bicicletas e passadeiras.
Ambiente Controlado. Faça frio ou calor cá fora, podemos encontrar em certos locais, a temperatura ideal para treinar: 19 a 23 graus com 50 a 55% de humidade.
Apoio Social. Por muito que digam, somos seres bio-psico-sociais. Embora seja mais difícil pela distância a que estamos obrigados, podemos voltar a conversar, partilhar ao vivo, desde que deixemos de lado os telemóveis e os auriculares ? Pelo facto de existirem mais pessoas com situações idênticas à nossa, podemos mais facilmente manter a rota, porque mais uma vez a empatia, a partilha, os recursos que outros encontraram para ultrapassar as mesmas barreiras que nós queremos ultrapassar, estão mais facilmente disponíveis no ginásio.
Profissionais. No ginásio estão profissionais com boa formação técnica e milhares de horas de experiência com casos como o seu. Têm estratégias que o podem ajudar com maior probabilidade de êxito. Por isso estão no mercado a ajudar pessoas há muitos anos. Eles são a razão pela qual os sedentários se transformam em entusiastas do exercício físico.
Disciplina e Controlo. Retomar algo que gostamos, costuma ser motivante. Será como renascer para um estilo de vida mais próximo do anterior normal. Como a maioria das pessoas não tem auto-disciplina para seguir um processo de treino, fica mais fácil ser consistente porque temos o controlo dos registos diários de treino a que nos obrigam os professores.
Os benefícios bio-psico-sociais do exercício, só se obtêm se formos regulares e houver PROGRESSO. Em condições normais e com profissionais experientes e dedicados, costuma ser mais fácil. Palavra de quem se tornou sócio de um ginásio após uma cirurgia à coluna e se mantém ainda há mais de 32 anos.
Procure um ginásio que respeite os Procedimentos de Prevenção e Controlo para Espaços de Lazer, Atividade Física e Desporto e Outras Instalações Desportivas da DGS e seja um cliente exigente em termos dos atos humanos praticados nestes espaços.
Autor:

PAULO SENA
PROMOFITNESS- Doutorado em Psicologia do Desporto e da Actividade Física – U. Vigo – Espanha
- Mestre em Gestão Desportiva – U. Porto
- Licenciado em Educação Física e Desporto – Instituto Universitário da Maia
- The IHRSA Institute for Professional Club Management, class of 2000 – Toronto – Canadá
- Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL
- Curso de Meditação Vipassana (10 dias), Igatpuri – Índia
- Especialista em musculação e retenção de clientes em ginásios aos quais está ligado há mais de 25 anos
- Personal Trainer há 20 anos (mais de 600h com alguns clientes)
- Mais de 2000h como formador na área do fitness desde 1996
- Professor de educação física há 20 anos
- Professor adjunto na Escola Superior de Educação de Fafe
- Canal YouTube com mais de 300 vídeos youtube.com/pjrsena
- Website com mais de 1500 posts paulosena.com